Participamos do

Vacinação antirrábica: 252.883 cães e gatos foram imunizados no dia "D" da campanha

Vacinação antirrábica, que tem o intuito de vacinar animais domésticos contra a raiva animal, imunizou 252.883 cães e gatos no último sábado, 6
23:43 | Nov. 10, 2021
Autor Marília Serpa
Foto do autor
Marília Serpa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Dia "D" de vacinação antirrábica foi realizado no último sábado, 6, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). A campanha anual tem o intuito de vacinar animais domésticos contra a raiva animal, onde foram vacinados 252.883 cães e gatos no total em toda a Capital. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 10, pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT) por meio de suas redes sociais.

Foram disponibilizados para a aplicação do imunobiológico antirrábico as 10 Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município, além de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em toda a cidade. A PMF continua disponibilizando o imunizante em Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), estendendo a campanha até o dia 3 de dezembro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Fortaleza não registra casos da doença da raiva em humanos há 18 anos, de acordo com dados do gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos, Atualpa Soares. Cães e gatos a partir de três meses de idade podem ser imunizados, onde o animal deve estar devidamente com guia e coleira, além do uso obrigatório da focinheira em caso de cão agressivo. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas a fim de evitar fugas. 

Para ter acesso à vacina, é necessário que o tutor siga alguns requisitos básicos, como apresentar documento de identidade e comprovante de endereço, para que seja realizado o cadastrado e, em seguida, o atendimento. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado da rua Betel, 2890, diferente dos demais, presta atendimentos durante os fins de semana e feriados. 

Endereços

Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ)

Regional I

  • Box de Zoonoses João Medeiros – Av. Dom Aloísio Lorscheider, 982 - Vila Velha

Regional II

  • Box de Zoonoses Paulo Marcelo - Rua 25 de Março, 607 - Centro
  • Box de Zoonoses Rigoberto Romero - Rua Alameda das Graviolas, 195 - Cidade 2000
  • Box de Zoonoses Aída Santos - Rua Trajano de Medeiros, 813 - Vicente Pinzón

Regional III

  • Box de Zoonoses Autran Nunes- Avenida da Liberdade, 65 - Autran Nunes

Regional IV

  • Unidade de Vigilância de Zoonoses (sede) - Rua Betel, 2980 - Maraponga (anexo à Uece).

Regional V

  • Box de Zoonoses José Walter – Avenida D, 300, 2ª etapa - José Walter (próximo à areninha)
  • Box de Zoonoses Conjunto Ceará- Avenida A, s/ - Conj. Ceará (Próximo à UAPS Maciel de Brito)

Regional VI

  • Box de Zoonoses Messejana - Rua Coronel Dionísio Alencar, 264 - Messejana

Sintomas da raiva em humanos e animais domésticos

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral grave que pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas. A doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte, tanto dos humanos quanto dos animais. A vacina é a única forma de evitar a doença.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags