Mais de 33 mil adolescentes foram vacinados contra a Covid-19 neste sábado, 28

Os números foram divulgados pelo prefeito Sarto Nogueira numa rede social. No total, 39.059 doses da vacina foram aplicadas

Somente neste sábado, 28, um total de 39.059 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas somente em Fortaleza. Os números incluem um novo público na campanha e alcança a faixa etária de 16 anos. Dos vacinados, um total de 33.760 pessoas entre 16 e 17 anos receberam o imunizante, e 5.298 adultos entre os que foram reagendados para a 1ª dose, os que têm acima de 40 anos e podem receber a vacina sem agendamento prévio, além dos que chegaram à data limite para 2ª dose. O POVO esteve no Centro de Eventos nesta manhã e encontrou longas filas.

Em Fortaleza, mais de 148 mil cadastros do público entre 17 e 12 anos já foram realizados para receber a vacina na plataforma Saúde Digital. A Prefeitura de Fortaleza orienta aos adolescentes entre 12 e 17 anos de idade residentes da Capital que também realizem o cadastro no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), para a vacinação contra a Covid-19. “Pais, responsáveis, cadastrem seus adolescentes, pois em breve estaremos dando uma excelente notícia para a população”, informa a secretária-adjunta da Sesa, Aline Gouveia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para efetuar o cadastro, é preciso informar dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja concluído.

Durante a vacinação, a recomendação da secretária-adjunta é a de que apenas um responsável acompanhe o adolescente, para evitar aglomerações. Os jovens devem ser imunizados com a vacina da Pfizer/BioNTech.

A hora de tomar a vacina contra Covid-19 se tornou um momento de muita emoção e até manifestação política, com direito a vídeos, cartazes e fotos. Não foi diferente com a estudante Amanda Maria Pereira, 16. "Eu trouxe uma plaquinha para manifestar revolta, por causa do País do jeito que está e pela demora com os imunizantes para a população", comenta.

Ela estava ao lado do pai, Ibiapino Pereira, 42. Sobre o ato da filha, seu Ibiapino diz apoiar: "Eu acho importante, porque a gente perdeu muita gente importante por causa da doença. Se as vacinas tivessem sido antecipadas, talvez não tivéssemos chegado a esse ponto", concorda

Além das manifestações políticas, os adolescentes também deram um show de segurança. Ao O POVO, contaram sobre os cuidados com o uso das máscaras e a higienização constante das mãos.

Júlia Soares, 16, por exemplo, usava a máscara PFF2 com o suporte de uma máscara cirúrgica, só para garantir. O desejo da mãe dela, Magda Melo, 48, é que a filha possa ter um pouco mais de tranquilidade durante a pandemia, mas sem descuidar, é claro.

O mesmo vale para Maria Giovanna Batista, 17: ela perdeu a avó para a Covid-19 e se preocupou muito com o irmão, de 20 anos, que trabalha na recepção de um hospital. "Foi complicado. A gente sempre teve medo de ele pegar, às vezes ele tinha uns sintomas", lembra a estudante.

"Mesmo se vacinando, tem que continuar com os cuidados. Tem que continuar com máscara, lavando sempre as mãos. Porque a pandemia ainda está aí!", reforça Maria José Batista, mãe de Giovanna.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação adolescentes vacinação contra Covid-19 adolescentes vacinados Centro de Eventos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar