Covid-19: Fortaleza chega a média móvel de menos de um óbito por dia

Média móvel de casos é de 28,4 registros diários, conforme boletim da Secretaria da Saúde Municipal divulgado nesta sexta-feira, 27

O atual padrão de mortalidade pela Covid-19 indica que a segunda onda já chegou ao fim. A média móvel de óbitos pela infecção dos últimos sete dias (0,6)  apresenta diminuição de 63% em comparação à calculada  quatorze dias atrás (1,6). Já a média móvel de casos registrada (28,4 casos) é 58% menor do que a registrada duas semanas atrás (68 casos). O cenário, contudo, ainda pode ser alterado, pois há transmissão comunitária do vírus e principalmente pela introdução da variante Delta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde Municipal (SMS), divulgado nesta sexta-feira, 27. Desde maio, a queda de indicadores diminui de forma gradual e sem oscilações. No caso dos óbitos, redução é acentuada em junho e julho.  

Conforme o levantamento, desde o início da pandemia, o período mais grave foi observado no início de março de 2021. O maior número de casos (2.232) e a maior media móvel (1.637,7 casos) foram registradas, respectivamente, nos dias 1 e 6 desse mês. 

O pico da média móvel de óbitos na segunda onda ocorreu no dia 24 de março, quando foram 64,6 registros de casos com esse desfecho. No dia 3 abril de 2021 foram registradas 69 mortes, o maior número de óbitos em 24 horas, desde maio de 2020.

A taxa de positividade das amostras (RT-PCR) em Fortaleza é de 2,6%, considerando exames realizados entre os dias 20 a 26 de agosto e analisados pelos laboratórios da rede pública. 

Mondubim (241), Prefeito José Walter (234) e Barra do Ceará (228) são os bairros com mais registros de óbitos pela doença. A análise da distribuição espacial deixa claro que o "evento-morte" por Covid-19 ocorreu principalmente nos bairros periféricos da Capital. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

boletim Covid-19 Fortaleza boletim SMS casos Covid-19 Fortaleza variante Delta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar