Participamos do

Blitze da Sema contra fumaça preta multam cinco veículos em Fortaleza

Ações aconteceram nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, com 119 veículos vistoriados; programa visa combater a emissão da fumaça preta de veículos movidos a diesel
08:15 | Ago. 18, 2021
Autor Isabela Queiroz
Foto do autor
Isabela Queiroz Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizou, entre segunda e terça-feira, novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Preta. A fiscalização aconteceu nas avenidas Jornalista Tomás Coelho, em Messejana, e Demétrio de Menezes, no bairro Antônio Bezerra. Foram vistoriados 119 veículos, com cinco multados por apresentarem índices poluentes acima do padrão.

A ação foi realizada pelos agentes da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Sema e da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC). O Programa da Superintendência, tem, há 31 anos, o objetivo de coibir a emissão da fumaça preta de veículos movidos a diesel.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O equipamento utilizado é constituído de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões equivalentes a 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Veículos que emitam fumaça a partir de 60% da escala são multados.

 LEIA MAIS | AMC intensifica operações de trânsito em Fortaleza para reduzir acidentes

+ Sustentabilidade e meio ambiente são temas de webinar gratuito; veja como participar

As multas para os veículos que estiverem emitindo fumaça em excesso variam de R$ 2.046,60 a R$ 8.186,40. Os veículos autuados têm 15 dias – a contar da data da lavratura do auto de infração – para serem regulados e apresentados na Superintendência para uma nova vistoria. A medida tem como base a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace.

O coordenador do Programa, Francisco Oliveira, afirmou que as blitze continuarão acontecendo durante todo o ano, inclusive em outros municípios do Ceará. Segundo o gestor, é importante manter os veículos regulados: “Bicos e bombas defeituosas são os principais desgastes apresentados pelos automóveis vistoriados. A falta de manutenção acarreta no desgaste dos componentes de combustão, causando anomalias como essas”.

Mais notícias de trânsito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags