Avenidas Benjamin Brasil e Humberto Monte têm velocidade reduzida para 50 km/h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a velocidade excessiva contribui para cerca de um terço de todas as mortes que ocorrem no trânsito em países de alta renda e metade delas em países de baixa e média renda

As avenidas Benjamin Brasil e Humberto Monte, em Fortaleza, terão velocidade máxima readequada para 50 km/h a partir desta quinta-feira, 12. Os motoristas, no entanto, não estarão sujeitos a multas pelos primeiros seis meses, quando educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) farão um trabalho de conscientização.

Os trechos impactados com a medida ficam entre a avenida Godofredo Maciel e a rua Álvares Cabral, no caso da Benjamin Brasil, e entre as avenidas Mister Hull e José Bastos, em relação à Humberto Monte. A antiga sinalização começará a ser apagada nesta quinta-feira e o trabalho para implementação das novas placas será concluído na sexta, 13.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O motivo para a mudança, conforme defende a AMC, acontece devido ao perigo trazido pelo excesso de velocidade para as vidas das pessoas que estão inseridas no trânsito. “As vias devem ser seguras para todos, tanto para quem anda a pé quanto para quem anda de carro. Se existe um fator que está colocando em risco a vida das pessoas, ele deve ser modificado”, explica em nota Juliana Coelho, superintendente da AMC.

Dez pessoas já morreram em decorrência de acidentes de trânsito nas duas vias que passarão pela mudança, de acordo com dados registrados entre 2015 e 2020. No total, foram contabilizados 39 atropelamentos e outros 322 acidentes com feridos nesse mesmo período. Comparativamente, a Humberto Monte registrou um número maior de acidentes — 484 contra 247 na Benjamin Brasil.

Em seu site oficial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a velocidade excessiva contribui para cerca de um terço de todas as mortes que ocorrem no trânsito em países de alta renda e metade delas em países de baixa e média renda. Segundo o órgão, cada aumento de 1% na velocidade média produz aumento de 4% no risco de acidente fatal e de 3% no risco de acidente grave.

Até o fim deste ano, Fortaleza deverá passar a contar com velocidade de 50 km/h em todas as avenidas com índice alto de acidentes e que operam atualmente com 60 km/h. As vias que passarão pela mudança, no entanto, ainda estão sendo definidas pela Prefeitura. Além dessa intervenção, a Capital também conta com 16 zonas de trânsito calmo, que focam em trazer uma maior segurança em áreas com alto fluxo de pedestres.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mobilidade urbana benjamin brasil humberto monte avenidas de fortaleza amc

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar