PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Fortaleza passa a contar com 16 Áreas de Trânsito Calmo

Neste semana, mais uma rua da Cidade, desta vez no bairro Itaperi, passou por intervenções que visam trazer mais segurança para pedestres e ciclistas

14:52 | 23/06/2021
Carros, motos e pedestres dividem o mesmo espaço em rua do bairro Itaperi (Foto: FABIO LIMA)
Carros, motos e pedestres dividem o mesmo espaço em rua do bairro Itaperi (Foto: FABIO LIMA)

Com uma movimentação intensa de pedestres, veículos e ciclistas, a rua Betel, localizada no bairro Itaperi, foi mais uma a passar por intervenções que visam trazer mais segurança para pedestres. Nesta semana, a Prefeitura de Fortaleza concluiu a implementação de uma nova Área de Trânsito Calmo no local.

As medidas vão desde uma nova faixa de pedestre feita de forma elevada, até a redução de velocidade da via para 30km/h, além da renovação da sinalização no asfalto e também das placas que estão no local. As mudanças foram realizadas entre a rua João de França e o Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso, que, segundo a Prefeitura, ficam próximos aos polos geradores de tráfego na região.

No local, a equipe do O POVO verificou que a presença de pedestres é constante. A faixa de pedestres elevada foi implementada em frente ao Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider, onde há forte presença de idosos e crianças.

Morador da região há 18 anos, Franciel Alves, 48 anos, possui um restaurante na rua Betel. Ele acredita que as mudanças podem trazer melhorias, mas para que isso ocorra, é preciso que a população colabore.

"Já faz um tempo que o movimento aqui aumentou muito. Desde a semana passada fizeram esse trabalho aí. Vi que a rua está toda sinalizada, o problema é que muita gente não obedece. Só melhora se o pessoal ajudar", relata.

Até quem vive da agilidade no trânsito diz entender as mudanças realizadas na via. Para o taxista Paulo Chaves, 54, os resultados da mudança já podem ser observados.

"Com certeza os carros respeitam mais, até porque essa faixa é mais alta. Colocaram bem na frente do posto de saúde, onde o pessoal gosta de passar apressado. Tinha o risco, podiam sair do posto e não ver", comenta o taxista.

LEIA TAMBÉM| Tartaruga marinha é resgatada após encalhar duas vezes em Amontada

Para o motociclista Marcos Borges, 48, que presta serviço em uma pizzaria, as mudanças vão ajudar muito quem anda a pé na região. Ele acredita que mais trechos da rua poderiam passar pela mesma intervenção.

"Os carros passavam com muita velocidade aqui, com essa mudança deu para diminuir um pouco. Aqui é um posto de saúde, era muito arriscado. Ficou bom demais, se colocassem mais umas duas lombadas seria ainda melhor", destaca.

16 Áreas de Trânsito Calmo

FORTALEZA,CE, BRASIL, 23.06.2021: Ã.rea de Trânsito Calmo no bairro Itaperi. Localizada na Rua Betel.   (Fotos: Fabio Lima/O POVO)
FORTALEZA,CE, BRASIL, 23.06.2021: Ã.rea de Trânsito Calmo no bairro Itaperi. Localizada na Rua Betel. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)

Com a conclusão das alterações em parte da via no Itaperi, Fortaleza passa a contar com 16 pontos elaborados para a segurança dos pedestres. Intervenções da "Área de Trânsito Calmo" já foram realizadas no Benfica, na Praia de Iracema, no Vila União, no Rodolfo Teófilo, no Edson Queiroz, no Meireles, no Montese, na Cidade dos Funcionários e no Centro.

Juliana Coelho, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), considera que essas intervenções trazem mais segurança para os pedestres. "A medida humaniza os espaços urbanos, focando no protagonismo de quem caminha e possibilitando a urbanidade e uso dos espaços públicos”.

A ação tem avançado na Capital desde o ano passado. Até o início de 2020, Fortaleza contava com seis "Áreas de Trânsito Calmo". Entre junho de 2020 e o atual período em 2021, mais dez pontos foram implementados na Cidade.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) foi questionada se já existem estudos para que outras vias da Capital recebam intervenções para proporcionar mais segurança aos pedestres, mas não houve resposta até a publicação da matéria.

LEIA TAMBÉM| Confundido com Lázaro, homem é espancado e fica sem ajuda

Confira outros locais que já receberam a "Área de Trânsito Calmo", em Fortaleza:

1. Benfica – Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) (implantada em setembro de 2019)

2. Praia de Iracema – Projeto Cidade da Gente no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (implantada em agosto de 2018)

3. Vila União - Albert Sabin (implantada em novembro de 2017)

4. Cidade 2000 – Projeto Cidade da Gente (implantada em agosto de 2019)

5. Rodolfo Teófilo - (implantada em junho de 2016)

6. Édson Queiroz - Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães (implantada em novembro de 2018)

7. Meireles - Polo gastronômico da Varjota (implantada em junho de 2020)

8. Montese - Rua Irmã Bazet (implantada em setembro de 2020)

9. Montese - Rua Elvira Pinho (implantada em setembro de 2020)

10. Montese - Rua Pe. João Piamarta (implantada em setembro de 2020)

11. Cidade dos Funcionários - Av. Viena Weyne (implantada em novembro de 2020)

12. Praia de Iracema - Rua dos Tabajaras (implantada em dezembro de 2020)

13. Instituto Dr. José Frota (implantada em maio de 2021)

14. Centro - quadrilátero Av. Duque de Caxias/Imperador/João Moreira/Visconde do Rio Branco (implantada em maio de 2021)

15. Montese - Igreja de Nazaré (implantada em maio de 2021)

16. Itaperi - Rua Betel (implantada em junho de 2021)