Vias dos bairros Serrinha e Itaperi terão velocidade máxima de 50 km/h

Dentre as intervenções planejadas pela AMC, também estão incluídas a implantação de dois novos binários e ampliação de ciclofaixas

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) inicia nesta quinta-feira, 22, mais um mutirão de sinalização pela cidade, desta vez contemplando os bairros Serrinha e Itaperi, pertencentes à Regional 8. Os locais receberão, ao longo dos próximos dias, um conjunto de intervenções que visam melhorar o tráfego de veículos e pedestres, além de reduzir acidentes viários.

As ações incluem renovação da sinalização em 190 cruzamentos, implantação de dois novos binários, readequação da velocidade para 50 km/h em três vias, uma Área de Trânsito Calmo e cerca de 9,1 km de novas ciclofaixas. A iniciativa também prevê a implantação de cinco novos semáforos, construção de três travessias elevadas para pedestres, 10 novas lombadas e tachões refletivos em 26 cruzamentos, que servem como redutor de velocidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Avenidas Santos Dumont e Abolição e abolição terão velocidade reduzida

De acordo com a AMC, os dois bairros apresentaram elevado índice de acidentes nos últimos quatro anos. Entre 2015 e 2019, foram registrados um total de 1.299 ocorrências, sendo 1004 com vítimas feridas e 25 com vítimas fatais. O órgão contabilizou 97 atropelamentos no período.

No projeto, estão previstos dois novos binários: o primeiro sendo formado entre as ruas Profa. Heloisa Ferreira Lima e Freire Alemão (trecho entre a Av. Dr. Silas Munguba e a Rua Inácio Parente) e o segundo formado entre as ruas Lima Sucupira e Guerra Junqueira. A Cidade conta atualmente com 34 binários, que são implantações de sentido único em vias que anteriormente operam em duplo sentido de circulação, com o objetivo de reduzir os conflitos existentes entre veículos e pedestres.

Como o excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco de acidentes, a AMC também readequará o limite em três vias para 50 km/h: rua Governador João Carlos, rua Dr. Justa Araújo e rua Marechal Bittencourt. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h em uma via aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver.

LEIA TAMBÉM | Acidente entre caminhão e carro causa engarrafamento na avenida Rui Barbosa

Outra ação será a ampliação da malha cicloviária com mais 9,1 km de novas ciclofaixas para garantir deslocamentos seguros aos ciclistas, beneficiando as vias Heloísa Ferreira, Freire Alemão, Cônego Lima, Guerra Junqueiro, Gov. João Carlos, Justa Araújo e Av. Bernardo Manuel. Também serão instalados 30 novos paraciclos, que são mobiliários urbanos utilizados para estacionamento de bicicleta. A medida, implementada mundialmente, incentiva o uso desse meio de transporte.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar