PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Chuvas seguem durante a madrugada de sexta no Ceará, aponta Funceme

Na noite desta quinta-feira, choveu em bairros distintos da Capital. O fenômeno, comum no período de pós-estação, acontece devido às ondas de leste, formadas no continente africano

Leonardo Maia
23:37 | 01/07/2021
Imagem de satélite indica concentração de nuvens sobre o Ceará (Foto: Reprodução/Funceme)
Imagem de satélite indica concentração de nuvens sobre o Ceará (Foto: Reprodução/Funceme)

As chuvas continuarão no Ceará na madrugada desta sexta-feira, 2, especialmente no Centro-sul do Estado, de acordo com informação divulgada nas redes sociais pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Na noite desta quinta-feira, choveu em distintos bairros de Fortaleza, como Jacarecanga, Cais do Porto, Meireles e Messejana. Oscilação de energia foi sentida em pelo menos dois bairros da Capital, com interrupção do fornecimento de luz.

Nas últimas 24 horas, entre às 7 horas desta quarta-feira e o mesmo horário desta quinta, choveu em cinco municípios cearenses: Uruoca (51 mm), Reriutaba (20 mm), Graça (15 mm), Santa Quitéria (4,4 mm) e Mucambo (3 mm). As precipitações são explicadas pelas chamadas “ondas de leste”, que atuam no Estado durante a pós-estação. O fenômeno é formado no continente africano e se desloca até o Nordeste brasileiro.

Apesar de ser esperado pela meteorologia, as chuvas em julho surpreenderam alguns cearenses. “Isso em julho?! Já não terminou o período chuvoso?!”, perguntou uma internauta nas redes sociais. E a Funceme respondeu: “Minha filha, o principal acabou, mas nós estamos na pós-estação e um mimo ou outro costuma ocorrer”, brincou o órgão.

No Ceará, o balanço parcial de junho indica que o acumulado de chuvas ficou 56% abaixo da média. Choveu 16,5 milímetros em todo o Estado durante este primeiro mês da pós-estação chuvosa. A região com mais registros foi o Litoral Norte: 43,2 milímetros, 18% acima da média. Para julho, é esperado uma média de 15,4 milímetros e as chuvas devem se concentrar nos primeiros 15 dias na faixa litorânea, conforme a gerente e meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto.

Ao longo desta sexta-feira, a previsão é que o céu fique variando de parcialmente nublado a nublado com eventos de chuva no Centro-sul do Estado. Nas demais regiões, chuva isolada. Já no sábado, 3, a Funceme prevê céu variando de parcialmente nublado a claro em todas as regiões com possibilidade de chuva no Litoral do Pecém, no Litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité, na região Jaguaribana e no Cariri.