Com temperaturas negativas, Sul e Sudeste têm frio intenso; Ceará não é afetado

Há a possibilidade de as temperaturas serem atenuadas no Nordeste, mas, pelo menos até quarta, 30, o Ceará não deve ser afetado

O Sul e o Sudeste do País enfrentam uma frente fria, com possibilidade de geada e temperaturas negativas, prevista para permanecer nos próximos dias. Nesta terça-feira, 29, Santa Catarina registrou o dia mais frio do ano no Brasil, em Bom Jardim da Serra, onde fez -7,5ºC, às 7 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Estado, a menor temperatura registrada neste ano havia sido também em Bom Jardim da Serra. Na manhã de 26 de maio, a temperatura chegou a -5,77°C. Mais de 30 cidades amanheceram com temperaturas abaixo de zero em Santa Catarina. Outras localidades em todo o Sul amanheceram com neve e árvores congeladas. No Sudeste, também é registrado a diminuição das temperaturas. Em São Paulo, o dia deve ter entre 12ºC e 16ºC, de acordo com o Climatempo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

O portal explica sobre a grande frente fria que chegou ao Sul do Brasil no primeiro fim de semana do inverno. O fenômeno vem provocando temporais, especialmente sobre o Rio Grande do Sul, mas fortes pancadas de chuva também ocorreram em locais de Santa Catarina e do Paraná. Nos próximos dias, a frente fria vai avançando pelo Brasil e se dirigindo sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, o que pode acusar, segundo o Climatempo, mudanças no tempo também em parte do Norte e do Nordeste.


LEIA MAIS | Salvador registra sensação térmica de 17ºC e baianos se agasalham: 'Frio da desgraça'

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que monitora o tempo aqui no Ceará, ressaltou que a frente não deve influenciar o Estado. A previsão é que, até quarta, 30, pelo menos, o Estado tenha predomínio de céu com poucas nuvens e possibilidade de chuva rápida no litoral entre a madrugada e a manhã.

A massa de ar frio com origem polar que vem com esta frente fria é mais forte em 2021. A previsão é que se desloque pelo interior da América do Sul, tendo pouco contato com o oceano nos primeiros dias de sua atuação. "Isso aumenta o poder de frio e secagem do ar, tornando esta massa de ar frio potencialmente mais perigosa para provocar temperaturas muito baixas no Brasil, neve e geada, ampla e forte", pontua o Climatempo.

Onda de calor

Enquanto o Brasil enfrenta uma frente fria, Canadá e parte dos Estados Unidos sofrem com uma onda de calor, com registros de até 47ºC. O calor escaldante, que bate recordes no Canadá e nos Estados Unidos há mais de 80 anos, foi atribuído a um cinturão de alta pressão que retém o ar quente na região.

LEIA MAIS | Recordes de calor com até 47,9 °C sufocam Canadá e noroeste dos Estados Unidos

Várias cidades abriram centros de resfriamento de emergência e voluntários da comunidade distribuíram garrafas de água e chapéus enquanto a temperatura batia recordes de calor em alguns locais, incluindo Whistler, que abriga um resort de esqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

baixas temperaturas frente fria sul e sudeste

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar