Incêndios em residências na Capital aumentam 48,21% no mês de abril

A comparação é com o mesmo mês do ano passado. Foram registradas 83 ocorrências de incêndios em imóveis residenciais em abril deste ano. Nos quatro primeiros meses de 2021, foram 259 casos

O número de incêndios registrados em imóveis residenciais de Fortaleza aumentou 48,21% em abril deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2020. Foram registradas 83 ocorrências, 27 a mais em relação a abril do ano passado, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Somente nos quatro primeiros meses de 2021, foram 259 ocorrências de incêndios em residências na Capital - o que corresponde a uma variação de 0,39% em relação ao mesmo recorte de 2020. Já de janeiro a abril de 2020 e de 2019, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) atendeu, respectivamente, 258 e 170 ocorrências de incêndios em imóveis residenciais de Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Restaurantes e comércio estarão abertos no fim de semana do Dia das Mães

Comitê de Enfrentamento à Pandemia se reúne e anuncia novo decreto ainda hoje

Está na fase 3 da vacinação contra a Covid em Fortaleza? Tire suas dúvidas

Houve queda em 2021 de incêndios residenciais nos meses de janeiro, fevereiro e março na comparação com 2020 - principalmente em fevereiro (-34,29%). Mas em relação a 2019, quando foram registradas 170 ocorrências de janeiro a março, houve aumento significativo do número de incêndios residenciais no mesmo período de 2020 e 2021. Veja:

Tabela que mostra variações do índice durante os quatro primeiros meses do ano
Tabela que mostra variações do índice durante os quatro primeiros meses do ano (Foto: Reprodução; SSPDS)


O tenente-coronel Giuliano Rocha, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), diz que não há como afirmar que o aumento de incêndios nos últimos dois anos, na comparação com 2019, tem relação com a pandemia de Covid-19. "O fator que mais provoca incêndios é a rede elétrica [...] As pessoas com mais tempo em casa usam mais esse tipo de rede e podem sobrecarregá-la, mas não tem como taxar que o confinamento tem ligação direta com os incêndios. Não há estudo científico que comprove isso, são só hipóteses", reforça.

Além da rede elétrica, outro fator que pode provocar incêndios residenciais é o vazamento de gás de cozinha, responsável por grande parte dos acidentes domésticos. 

7 dicas para prevenir incêndios em casa

1.  Evite utilizar muitos equipamentos em uma única tomada. "Quando a gente usa vários aparelhos em uma única tomada, a gente gera uma sobrecarga. Ou o equipamento queima ou causa um incêndio", avisa o tenente-coronel;

2. Não deixe equipamentos, como computadores e televisão, ligados por horas ou dias na tomada. Além do risco de superaquecer e provocar incêndio, a prática pode causar dano aos objetos;

3.  Evite instalar mais aparelhos do que rede elétrica da sua casa suporta. De acordo com o oficial dos Bombeiros, "toda casa tem dimensionamento elétrico para funcionar uma quantidade certa de equipamentos, com uma fiação feita para atender a esse dimensionamento";

4. Confira se a mangueira do botijão de gás tem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, não é recomendável passar a mangueira por trás do fogão (o calor pode derreter o plástico e provocar vazamento). Apartamentos ou casas mais modernas já contam com gás encanado. 

5. Esfregue água e sabão sobre a rosca do botijão para verificar se há vazamento. Se o líquido apresentar bolhas, é sinal de vazamento. Equipes do Corpo de Bombeiros devem ser chamadas imediatamente, e o morador deve abrir todas as janelas para melhorar a circulação do ar e evitar fontes de calor.

6. Faça a manutenção elétrica do imóvel. A sugestão é checar cabos e instalações de 15 a 20 anos e, quando necessário, fazer trocas. 

7. Sempre procure um profissional capacitado para fazer instalações complexas.

Serviço

Em caso de incêndios, ligue 190 para acionar a Ciops ou acesse o app 190 - Ceará (disponível para Android  ou iOS).

Leia mais |

20/04: Incêndio atinge mansão em condomínio de luxo no Ceará

22/04: Duas residências de Fortaleza são atingidas por incêndio nesta quinta-feira, 22

27/04: Incêndio é registrado no edifício São Pedro nesta terça, em Fortaleza 

6/05: Incêndio começou em closet de apartamento no 16º andar de edifício na Beira-Mar

Confira fotos de ocorrências

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

número incêndios fortaleza incêndios residências fortaleza ocorrência incêndio pandemia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar