Com chuvas abaixo da média, Fortaleza receberá água do Castanhão

Objetivo é evitar desabastecimento, seguindo previsões da Funceme; medida deve garantir estoque até 2022 usando águas do rio São Francisco

O açude Castanhão teve parte de sua capacidade transferida para atender a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), em medida tomada pela Companhia Cearense de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). A ação envolve o volume de água fornecido pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF), que desde 1º de março é uma das fontes de abastecimento do açude.

O objetivo da transferência é evitar o desabastecimento da RMF, já que a chuvas estão abaixo da média. Com a medida, o estoque de água deve ser o suficiente para os anos de 2021 e 2022. O açude Pacoti, nos municípios de Horizonte e Itaitinga, foi o primeiro a receber as águas do Castanhão, nesta sexta-feira, 2. Principal fonte de abastecimento hídrico da RMF, juntamente com o açude Pacajus, o Pacoti ainda não havia recebido aportes significativos este ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar das chuvas frequentes no final de março, o começo de abril deve ser de menor precipitação. Somado a isso, a previsão da Funceme para a quadra chuvosa indica possibilidade de 50% de chuvas abaixo da média histórica no período.

No Ceará inteiro, apenas nove açudes estão em capacidade máxima, e outros cinco acima de 90%. Outro 54 reservatórios, no entanto, têm águas abaixo de 30% do volume total. Entre janeiro e março, o volume recuperado pelos açudes no Estado foi de 23,7% do registrado em 2020.

Veja vídeo da água do Castanhão chegando ao açude Pacoti

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

açudes chuva funceme castanhão transposição são francisco abastecimento água ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar