Com chuvas das últimas 24 horas, Ceará chega à média histórica para março

Entre as 7 horas dessa terça-feira, 30, e as 7 horas de hoje, choveu em pelo menos 78 municípios cearenses

No último dia do mês, o Ceará chega à média histórica de chuvas observadas para março. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o normal esperado para o mês no Estado são 203,4 milímetros. Até às 9h43min min desta quarta-feira, 31, dados preliminares indicam que foram observados 204,7 mm.

O cenário no bimestre é melhor, até aqui, que o apontado como mais provável no prognóstico da Funceme para o trimestre de fevereiro a abril e também de março a maio, que indicavam maior chance de as chuvas ficarem abaixo da média nesta quadra chuvosa. Em fevereiro, as chuvas também alcançaram a média histórica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As precipitações alcançam também a média esperada para o bimestre fevereiro-março. O normal considerado são 322 mm; neste ano, foram 330,6 mm até o momento. Conforme Meiry Sakamoto, meteorologista da Funceme, as nuvens dos dois primeiros meses da quadra chuvosa deste ano foram ocasionadas em sua maioria por áreas de instabilidade. "Em alguns dias de março, houve a influência da Zona de Convergência Intertropical, principalmente no Centro-Norte do Estado", afirma. 

Entre as 7 horas dessa terça-feira, 30, e as 7 horas de hoje, choveu em pelo menos 78 municípios cearenses, de acordo com balanço parcial publicado às 10 horas. O maior volume foi registrado em Granja, com 85 mm. Em seguida está Morrinhos, onde a máxima foi de 70 mm. A região que mais se destaca é o Sertão Central e Inhamuns, onde 19 cidades registraram precipitações.

O que é a média histórica

Da forma como este conceito é normalmente usado pela meteorologia, trata-se de uma forma de avaliar quantidades totais de chuva em determinado período, por comparação com dados de 30 anos de chuvas. Destes 30 anos, os 10 anos com menos chuvas definem a categoria “abaixo da média histórica”.

De forma correlata, os 10 anos com mais chuvas definem a categoria “acima da média histórica” ou “chuvoso”. Os 10 anos intermediários definem a categoria “dentro da média histórica” ou “normal”. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

quadra chuvosa 2021 ceara atinge media historia chuva

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar