Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Acidente pode ter ocorrido por mudança de via de um dos trens

Uma das hipóteses levantadas por especialista é de que um dos trens possa ter sofrido alteração de linha, que ocorre um dispositivo chamado Aparelho de Mudança de Via
00:00 | Set. 28, 2019
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Somente o laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) poderá esclarecer, em definitivo, as causas da colisão entre dois trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no fim da manhã deste sábado, 28, da linha Parangaba/Mucuripe. O choque frontal entre os veículos, ocorrido no Bairro de Fátima, deixou 38 feridos acidente.

Uma das hipóteses que explicariam o acidente ocorrido por volta das 11h45min seria o uso de um equipamento chamado Aparelho de Mudança de Via (AMV). Ele permite ao trem passar de um trilho para outro, mantendo o mesmo sentido e é usado quando existe interferência ou obra na linha. Segundo Mário Ângelo Azevedo, professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), o AMV é usado para situações em que exista uma alteração, falha ou acidente na linha e o uso deve ser controlado pelo sistema de monitoramento geral e acompanhado pelo(s) maquinista(s).

“Digamos que um trem quebre no trilho. Existe a possibilidade de passar outro veículo para outro trilho para não interromper a operação. Não é uma situação de atividade do dia a dia. Acontece o uso em casos em que se interdite o trilho, você pode passar para o outro, continuando o mesmo sentido”, aponta Azevedo. Ele sugestiona que, em alguns pontos da linha, é possível haver um AMV. O uso do equipamento deve ser feito, no entanto, pela estação de controle de operações, um monitoramento controlado pela central do Metrofor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

ESTADO DE SAÚDE DOS FERIDOS

A Emergência do IJF acolheu, na tarde deste sábado (28), 21 vítimas da colisão entre as duas composições do VLT. Entre os pacientes estão 13 mulheres, uma criança e sete homens. Todos estão estáveis, conscientes. Eles permanecem realizando exames e em observação, mas, a maioria, deve receber alta médica nas próximas horas.

Os dois condutores apresentaram condição clínica mais delicada, mas também estáveis, sendo que um deles, vítima de uma fratura na perna, passou por cirurgia e o outro, com lesões no tórax, segue em avaliação clínica, com exames complementares.

O Frotinha de Parangaba recebeu 13 envolvidos no acidente, sendo sete mulheres e seis homens, que foram atendidos pelas equipes de profissionais do hospital e em seguida receberam alta. Mais quatro pessoas foram levadas ao Frotinha de Messejana, onde receberam atendimento e seguem em observação (colaborou Bruna Forte.

LEIA TAMBÉM

> Governador Camilo Santana publica nota se pronunciando sobre acidente entre VLTs

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar