2° dia de provas do Enem 2025: portões fecham após acesso tranquilo de candidatos

2° dia de provas do Enem 2025: portões fecham após acesso tranquilo de candidatos

Neste domingo, 16, os candidatos fazem as provas de Ciências da Natureza e Matemática; confira como foi o acesso aos locais
Atualizado às Autor Mariana Fernandes Tipo Notícia

Os portões de acesso ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 fecharam às 13 horas deste domingo, 16. Na Universidade de Fortaleza (Unifor), no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, a entrada de candidatos foi tranquila durante a manhã.

A movimentação ficou mais intensa quando se aproximava o momento de abertura dos portões, às 12 horas.

Motoristas paravam na avenida Washington Soares para o embarque e desembarque de passageiros, o que deixou o trânsito moderado, mas sem causar transtornos para os estudantes.

 

O estudante Samuel Silva Pessoa, 18, chegou antes das 11 horas e se posicionou próximo ao portão. Ele afirma estar mais tranquilo do que no primeiro dia de provas, já que tem mais facilidade nas matérias de "exatas".

"Essa prova de exatas é mais a minha área então me sinto confiante. Depois da semana passada, estou acostumado", afirma o estudante, que pretende ingressar em curso da área da Engenharia.

Neste domingo, Samuel e mais de 270 mil candidatos do Ceará farão as provas de Ciências da Natureza - que cobra as disciplinas de Física, Química e Biologia - além de Matemática e suas tecnologias.

Enem 2025: prova envolve expectativas de mudança de carreira para estudantes e profissionais

A prova do Enem não envolve somente estudantes que finalizam o Ensino Médio. Quem deseja ingressar em uma nova carreira ou quem vê oportunidades de trabalho no dia do exame também é impactado.

A diarista Odaísa Silva de Sousa, 52, está fazendo a prova pela quarta vez para realizar o sonho de cursar Nutrição. Ela se preparou com iniciativas públicas, enquanto conciliava com os turnos no trabalho.

"Estou confiante hoje, principalmente por que gostei do primeiro dia (de provas). Acredito que finalmente vou atingir meu objetivo".

A diarista teve que dividir seus dias de estudos entre os turnos de trabalho com as aulas do cursinho.

Odaísa afirma que foi persistente para estar na prova na manhã deste domingo. Ela fez um turno de trabalho nesta madrugada e chegou em casa às 7h30min, com tempo de apenas tomar um banho e se alimentar antes de vir para a prova.

Já para Pedro Paulo Ferreira Paiva, 27, o dia de Enem é para ter uma renda extra. O promotor de vendas aproveitou suas habilidades e atuou para captar potenciais clientes para a instituição de ensino superior que estava representando.

"Para mim, isso é parte de um processo (na carreira). E vou subindo esses "degraus" até chegar no objetivo, para ser empresário, se Deus quiser", conta ele. (Colaborou Luciana Cartaxo)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar