Enem 2025: prazo para inscrição e solicitação de acessibilidade termina no dia 6 de junho
Candidatos que solicitarem o atendimento especializado no exame precisam enviar a documentação comprobatória da condição, por meio da Página do Participante
O prazo para a solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina na próxima sexta-feira, 6 de junho. A data é a mesma do fim do período de inscrição. Os candidatos devem realizar o pedido na Página do Participante.
A aplicação das provas acontece nos dias 9 e 16 de novembro — exceto no estado do Pará, onde a prova será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da Conferência do Clima (COP30), sediada em Belém.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais
Os atendimentos especializados fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo, segundo o Ministério da Educação (MEC), é oferecer condições cada vez mais isonômicas aos participantes.
Os participantes que solicitarem o atendimento especializado contam com provas em braile; sala individual; mobiliário com dimensões adequadas para o manuseio da prova e dos recursos assistivos; auxílio para leitura e transcrição; tempo adicional; leitor de tela; prova ampliada; prova super ampliada; guia-intérprete e sala de fácil acesso.
No portal do Inep, os candidatos dispõem de uma página em que é possível encontrar as principais orientações para o Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. O MEC orienta que os interessados confiram os questionamentos mais comuns para sanar possíveis dúvidas.
Confira as condições que dão direito ao atendimento especializado no Enem 2025:
- Baixa visão
- Cegueira
- Visão monocular
- Deficiência física
- Deficiência auditiva
- Surdez
- Deficiência intelectual
- Surdocegueira
- Dislexia
- Déficit de atenção
- Transtorno do Espectro Autista
- Discalculia
- Diabetes
- Gestante
- Lactante
- Idoso
- Estudante em classe hospitalar ou outra condição específica
Orientações aos participantes do atendimento especializado
Aos participantes que solicitarem o atendimento especializado durante o Enem 2025, será permitido a utilização de material próprio. A lista de itens liberados pelo MEC inclui máquina de escrever em braile; lâmina overlay; reglete; punção; sorobã ou cubaritmo; caneta de ponta grossa; tiposcópio; assinador; óculos especiais; lupa; telelupa; luminária; tábuas de apoio; multiplano e plano inclinado.
O edital do Enem 2025 também prevê liberação para itens como bolsa de colostomia, dispositivos capacitantes, medidor de glicose e bomba de insulina. De acordo com as regras do exame, determina-se que os recursos levados pelos candidatos sejam vistoriados pelo chefe de sala.
Para garantir o atendimento especializado no exame, é necessário enviar a documentação comprobatória da condição, por meio da Página do Participante. Os participantes que tiveram a documentação aprovada nas edições de 2021 a 2024 não precisam anexar nova documentação, caso a solicitação de atendimento seja a mesma em 2025, exceto em casos de atendimento em classe hospitalar e lactante.
Os candidatos que solicitarem o atendimento pelo nome social receberão o tratamento em conformidade com os dados cadastrados na Receita Federal. Para esses casos, a orientação é que o participante verifique as informações pessoais junto à receita e, caso necessário, atualize-as.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente