Inscrição Sisu 2024: quando começa, o que muda nesta edição e mais

Após o resultado do Enem, o Sisu é uma das formas do estudante ingressar no ensino superior; veja quando começam as inscrições e as condições do sistema

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio foram divulgadas nessa terça-feira, 16. Os indivíduos que fizeram a prova tem a opção de ingressar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Para se inscrever, os interessados devem acessar a página do Portal Acesso Único do Ministério da Educação até o último dia de inscrição indicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sisu 2024: quando começa a inscrição?

Quem deseja ingressar no ensino superior pelo Sisu, vai concorrer a 264.254 vagas, em 127 instituições públicas diferentes, para o primeiro ou para o segundo semestre de 2024.

  • Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultado da chamada regular: 30 de janeiro de 2024
  • Matrícula da chamada regular: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024

Sisu: VEJA como notas de corte são calculadas com Enem

Sisu 2024: o que muda nesta edição

O Sisu terá uma única etapa de inscrição de candidatos às vagas nas instituições participantes neste ano, já que até o ano passado o processo era feito em duas partes, no início e no meio do ano.

Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. 

Segundo o MEC, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, já que isso depende da classificação no curso. Se selecionado, o candidato deverá realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Sisu 2024: quem pode participar do processo seletivo?

O candidato tem que ter participado da edição de 2023 do Enem e não tenha zerado a prova de redação. Quem fez o exame como treineiro não pode concorrer às vagas pelo Sisu.

Sisu 2024: candidato tem duas opções de vaga

O edital prevê que o candidato possa se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga.

Outra mudança no Sisu deste ano é que todos os candidatos se inscrevam primeiramente na modalidade de ampla concorrência .

Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. A ideia é que beneficie os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Sisu 2024: como funciona a lista de espera

A lista de espera pode ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Segundo o MEC, o candidato que não for selecionado na chamada regular, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso. (com Agência Brasil)

Enem 2023: Região Nordeste concentra 42% das redações nota mil; CONFIRA 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem 2023 sisu ensino superior inscrição sisu sisu inscrições 2024 sisu 2024

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar