Resultado do Enem 2023 é divulgado nesta terça, 16; veja como acessar e usar notas

As notas estarão disponíveis amanhã na Página do Participante no site do Inep. A data não vale para os "treineiros". Saiba mais

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão divulgadas nesta terça-feira, 16, na Página do Participante. A data foi informada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados foram disponibilizados a partir das 9 horas. Entenda abaixo como conferir sua nota.

Enem 2023: Ceará tem quatro redações nota mil, todas da rede particular; SAIBA MAIS

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As provas do Enem 2023 foram realizadas em 5 e 12 de dezembro, na versão regular. Já em 12 e 13 de dezembro foi a aplicação para pessoas privadas de liberdade e a reaplicação para quem teve algum problema logístico no dia da aplicação ou estava acometido por doenças infectocontagiosas.

Entretanto, a data não vale para os “treineiros”, que fizeram a prova para autoavaliação. Eles terão que esperar até março para receberem a nota.

Resultado do Enem 2023: Como acessar as notas

Os candidatos podem visualizar as notas do Enem 2023 na Página do Participante. Para acessar, é necessário:

  • fazer o login na plataforma gov.br
  • clicar em Resultados Enem 2024, no menu lateral

Caso o participante não lembre a senha cadastrada, deve acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, clicar em “Esqueci minha senha” e selecionar uma das formas de recuperação.

Camilo diz que pode haver duas versões do Enem em 2024; ENTENDA

Resultado do Enem 2023: Como usar as notas

As notas do Enem são usadas para a seleção em Instituições de Ensino Superior, com Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

As inscrições do Sisu 2024 começarão no dia 22 de janeiro de 2024. Segundo o Ministério da Educação, 264.360 vagas serão ofertadas.

Ainda, os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

Resultado Enem 2023: correção das redações

Conforme o Inep, o espelho das redações será disponibilizado em 90 dias após a divulgação dos resultados, ou seja, no dia 16 de abril.

"O participante poderá ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos", aponta o edital do Enem 2023.

Os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

As redações que foram anuladas, não terão o espelho divulgado. Segundo o Inep, são anuladas as redações que

  • apresentem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • apresentem parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto;
  • apresentem nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação; e
  • apresentem letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/GSpu0WxCESI?si=jjlXXmgqhjQ0edWT" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem 2023 enem 2023 resultados enem 2023 redação enem 2023 sisu

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar