INSS inicia pagamentos de ressarcimento e atendimento segue em mais de 5 mil agências
Acordo para devolução de valores descontados indevidamente pode ser solicitado até novembro nas agências dos Correios. Primeiros pagamentos já foram liberados
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificaram descontos indevidos em seus benefícios têm até novembro para aderir ao acordo de ressarcimento. O serviço está disponível em mais de 5 mil agências dos Correios em todo o país, e os primeiros pagamentos começaram a ser efetuados na quinta-feira, 24.
A ação, realizada em parceria entre o INSS e os Correios, foi iniciada em 30 de maio e tem como foco beneficiar aposentados e pensionistas com dificuldades de acesso aos canais digitais. Até o momento, mais de 2,5 milhões de atendimentos foram realizados nas agências da estatal. No Ceará, foram mais de 130 mil atendimentos, distribuídos em quase 200 unidades.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na última segunda-feira, 21, data em que foram anunciados os primeiros lotes de pagamento pelo governo federal, os Correios registraram mais de 150 mil atendimentos em um único dia — volume acima da média desde o início da operação. A estatal está reforçando o atendimento nas unidades com maior demanda.
Serviços disponíveis nas agências dos Correios
O atendimento segue até novembro e permite a realização dos seguintes procedimentos:
- Consulta sobre descontos no benefício;
- Contestação de descontos não autorizados;
- Confirmação de descontos autorizados;
- Validação ou contestação da resposta da entidade associativa (após 15 dias úteis);
- Adesão ao acordo de ressarcimento.
Para atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto. Caso o beneficiário não possa comparecer pessoalmente, é possível nomear um representante legal com documentação válida ou um procurador com procuração.
Visitas e declarações
Na quinta-feira, 24, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, acompanhou atendimentos em uma agência dos Correios em Taguatinga (DF). Durante a visita, o ministro observou o caso da beneficiária Elena Costa Freitas, que sofreu descontos indevidos em dois benefícios — aposentadoria e pensão. Segundo relato da filha, Sheila Gomes, o atendimento foi rápido e eficaz.
O ministro ressaltou a importância da parceria com os Correios, destacando a capilaridade da estatal. “As agências estão espalhadas por todos os municípios do país. É uma potência em termos de distribuição”, afirmou.
Já o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou o papel dos funcionários na linha de frente do atendimento. “Estamos priorizando a atenção aos idosos. Agradeço a todos os empregados que atuam nessa ação social de apoio aos aposentados e pensionistas”, disse.
Atenção a possíveis golpes
Os Correios e o INSS alertam que não há atendimento domiciliar para esse serviço. Nenhum servidor do INSS ou funcionário dos Correios está autorizado a visitar beneficiários em casa. O atendimento é realizado exclusivamente pelos canais oficiais:
- Aplicativo Meu INSS;
- Central 135;
- Agências dos Correios.
Em caso de dúvida, os beneficiários devem buscar informações nesses canais antes de tomar qualquer decisão.