BNB estima em 48 mil o número de agricultores beneficiados pelo Desenrola Rural no Ceará
Montante se refere aos produtores rurais com dívidas por regularizar. Descontos podem chegar a até 80% do valor total do débito
O Banco do Nordeste (BNB) estima que até 48 mil produtores rurais cearenses com dívidas contraídas junto à instituição podem ser beneficiados por meio do programa Desenrola Rural.
A projeção foi apresentada, nesta sexta-feira, 2 de maio, em evento intitulado DIA D de Regularização de Dívidas Rurais, promovido pelo BNB, no município de Limoeiro do Norte (a 200 km de Fortaleza).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Desenrola Rural possibilita descontos de até 80% para quitação de débitos à vista e de até 65% em casos de pagamento parcelado.
Leia mais
Podem participar do programa clientes do banco que tenham operações contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022.
Durante o evento, o presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou que “nos últimos dois anos, o crédito pra agricultura familiar cresceu 126% no Banco do Nordeste, e o Desenrola é uma ação concreta para que esse crédito alcance cada vez mais pessoas”. Ele acrescentou que o BNB pretende “garantir que esse apoio chegue na ponta, contribuindo para que os pequenos agricultores tenham as melhores condições para quitar ou renegociar suas dívidas e voltar a desenvolver suas atividades".
Já a diretora de Administração do Banco, Ana Teresa de Carvalho, ressaltou que “muitos desses agricultores enfrentaram anos difíceis, marcados por estiagem e baixa renda. Hoje, encontram no BNB uma oportunidade real de reorganizar suas finanças”.
"Sou artesã desde que me entendo por gente, faço bolsas de couro e todo tipo de artesanato. Essa oportunidade de regularizar minha situação e garantir novo financiamento foi maravilhosa", comemorou Ivaneide Gomes da Silva, de 65 anos.
Considerando toda a área de atuação do BNB, que além dos nove estados nordestinos, inclui partes de Minas Gerais e Espírito Santo, o programa pode beneficiar 338 mil produtores rurais.
Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais!
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor