Lula no Ceará: compromisso da empresa é de concluir Transnordestina até início de 2027

Ele deu a declaração em discurso feito na obra, e onde assinou a ordem de serviço para a implantação do Ramal do Salgado, ligado à transposição do rio São Francisco, em Iguatu

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que o governo federal garantirá os pagamentos necessários para a ferrovia Transnordestina ser concluída até 2027. Ele deu a declaração em discurso feito na obra, e onde assinou a ordem de serviço para a implantação do Ramal do Salgado, ligado à transposição do rio São Francisco, em Iguatu (CE).

"O compromisso dessa empresa é que a gente pode terminar isso ou até o final de 2026 ou até o primeiro trimestre de 2027. E eu quero dizer para você, se depender do governo, a gente vai terminar por que o governo vai cumprir todos os acordos firmados e não vai permitir que faltem os recursos necessários para a gente terminar essa ferrovia", disse o presidente da República.

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Ele afirmou que tem "obsessão" pela obra, que teria sido solicitada a ele décadas atrás pelo ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.

"Eu imaginava realizar essa obra muito mais rápido. Essa obra foi um pedido do governador Miguel Arraes. Quando eu saí do Crato na campanha de 1989, eu dei uma carona de avião para o Arraes e o Arraes pediu para mim: 'Lula, se você ganhar as eleições, faça a Transnordestina'. Então eu tinha e tenho uma obsessão de fazer essa ferrovia", declarou ele.

O presidente também disse para os apoiadores o cobrarem caso ele não entregue a ferrovia pronta, e que a empresa responsável pelas obras já o enrolou muito no passado.

Andamento da Transnordestina no Ceará depende de repasses da União

À coluna da jornalista do O POVO, Beatriz Cavalcante, o diretor-presidente da Transnordestina Logística SA (TLSA), Tufi Daher, disse que esperava o anúncio de Lula sobre um aditivo de R$ 3,6 bilhões para continuidade das obras da Transnordestina até o Pecém.

O valor se somaria ao empréstimo já tomado de R$ 3,8 bilhões pelo Grupo Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), responsável pelas obras, que teve a última parcela de R$ 811 milhões liberada em outubro pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ferrovia terá 1.206 km de extensão em linha principal, atravessando 53 municípios em três estados (Piauí, Ceará e Pernambuco), ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza, passando por Salgueiro (PE).

Ainda conforme a coluna, o objetivo é transformar o Nordeste em polo exportador de minério de ferro e conectar, por trilhos, o sertão e o mar. A fase 1 do empreendimento já alcançou mais de 70% de execução.

Atualmente com os R$ 811 milhões, que era a última parcela do empréstimo anterior, a TLSA está realizando os lotes 4, 5 e 6, até Quixeramobim, sendo 11 lotes no Ceará.

Com a próxima liberação, na primeira parcela, Tufi planeja condições de contratar mais três lotes, que são mais 150 quilômetros. Mas já estima completar os trechos 10 e 11 também, passando por Quixadá, Itapipoca, Baturité, Aracoiaba e Caucaia, onde fica o Pecém.

"Faltam 281 quilômetros para que a gente possa contratar para chegar na primeira fase do projeto até o Pecém."

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