Enel tem interesse em continuar no Ceará, diz presidente da empresa

A companhia havia suspendido temporariamente as discussões sobre a venda em novembro do ano passado e, agora, avalia permanecer no Ceará

A Enel Distribuidora Ceará avalia permanecer no Estado após 2028, quando o seu atual contrato de concessão chegará ao fim. A companhia já havia suspendido temporariamente as discussões sobre a venda em novembro do ano passado. É o que informou a presidente da organização, Márcia Sandra Vieira, em entrevista ao O POVO nesta quinta-feira, 8.

“Nós continuamos. Nós temos muito interesse no Ceará, continuamos investindo no Ceará. Isso já demonstra o interesse que temos nessa concessão”, detalhou a presidente em primeira mão à reportagem, participando também de programas na rádio O POVO CBN e O POVO CBN Cariri na manhã de quinta-feira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após a entrevista, a empresa informou em nota que a companhia segue comprometida e investindo no Estado.  “Nos últimos 5 anos, a empresa investiu mais de R$ 5 bilhões no Ceará. Esse montante foi destinado, principalmente, à expansão da rede, à qualidade do sistema e modernização da infraestrutura. Em relação a renovação da concessão da distribuidora, a companhia aguarda a definição das regras que serão estabelecidas para esse processo”

Falta de energia

Questionada sobre a falta de energia no Ceará, que assolou localidades no Ano Novo e é tema de preocupação para o Carnaval, Márcia explicou que a Enel tem enfrentado problemas com o furto de cabos. “Esse é um tema que tem assolado o Brasil inteiro. Só no ano passado foram 240 quilômetros de cabo roubado”.

“Não é só o cabo que danifica, danifica também o poste, a estrutura, porque eles tracionam, quebram. A demora, muitas vezes, num atendimento desses é maior do que num atendimento normal, porque eu tenho que fazer o recondutoramento, que é puxar o cabo. Tenho que colocar poste novo, então isso realmente afeta muito a população em geral”, disse.

Outra situação que, segundo Márcia, dificultou o fornecimento de energia está ligada às chuvas e aos raios. “No final do ano, em 31 de dezembro e 1º de janeiro, foi uma chuva muito intensa. (...) E o que mais afeta a nossa rede são os raios. Foram mais de 30 mil raios nesses dois dias, e alguns deles caem sobre a rede e danificam os equipamentos”.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) esclareceu que, atualmente, diante do predomínio de condições estáveis, a incidência de raios é menor, já que o fenômeno depende, principalmente, da formação de nuvens do tipo Cumulonimbus, caracterizada por sua grande extensão vertical.

No entanto, a previsão de cenário favorável para raios no Ceará se dá a partir de observações de curto prazo, em três dias. “Para o primeiro trimestre, de fevereiro a abril, a Funceme prevê 45% de probabilidade de chuvas abaixo da normalidade, porém não são descartadas precipitações mais intensas, ainda de forma pontual, acompanhadas de raios e trovões”.

O POVO solicitou, também, esclarecimentos à SSPDS-CE sobre o tema, a qual disse manter "ações investigativas e ostensivas realizadas pelas Polícias Civil e Militar do Ceará, com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, para coibir furtos e receptação de fios e cabos."

"Como resultado do trabalho, o Ceará registrou, em 2023, uma redução de 24,9% nas ocorrências de furtos de cabos, fios elétricos ou ópticos, quando comparado com o ano de 2022. Ao todo, foram 367 registros entre janeiro e dezembro de 2023, contra 489 casos no mesmo período, em 2022", detalhou o órgão.

Plano operacional da Enel no Carnaval

A Enel preparou um plano operacional para garantir o fornecimento de energia no Carnaval, com mais de 1.000 colaboradores, além de 340 equipes em campo e duas subestações móveis, que serão destinadas aos locais mais críticos. Rondas operativas e a Central de Atendimento estão entre as equipes reforçadas.

“Nos municípios de Camocim, Sobral, São Benedito, Jericoacoara, Amontada, Paraipaba, Trairi, Aquiraz, Beberibe e Caucaia, (...) foram feitas manutenções preventivas, como instalações de equipamentos, aumento de cargas nos transformadores e substituição de estruturas”, detalhou a entidade.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE), Taiene Righetto, afirmou, no entanto, que o setor segue extremamente preocupado, porque não é só a falta de energia que tem deixado rastros, mas que as oscilações constantes em bares e restaurantes já geram prejuízos. “Eu tenho certeza que vão (Enel) dar um empenho maior, mas a gente ainda está muito receoso”.

“Mesmo com a Enel sempre alertando que está com equipe de plantão, a gente vive tendo problema. (...) Infelizmente é um problema recorrente, um problema crônico, que eu não acredito que se resolva com um simples plantão. Eu acho que tem mais problemas estruturais, outras coisas mais que precisam ser feitas para o problema ser resolvido em definitivo”, complementou.

Serviço Enel

Os clientes podem comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações por meio do site, do aplicativo Enel Ceará, pelas redes sociais e pelo número 0800 285 0196.

Acompanhe a entrevista da presidente da Enel Ceará, Márcia Sandra Vieira, na rádio O POVO CBN

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enel concessao coelce ceara falta de energia carnaval furto de cabos video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar