Ceará se prepara para receber as maiores economias do mundo em 2024; entenda
Serão ao menos quatro encontros, com delegados estrangeiros do G20
O Ceará deve sediar, em 2024, reuniões do G20, Grupo que reúne as maiores economias do mundo. Serão pelo menos quatro encontros, previstos para acontecerem de junho a outubro de 2024, no Centro de Eventos. Datas ainda estão sendo negociadas.
Dentre os temas debatidos estão emprego e ensino. Um debate já confirmado, será conduzido pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A expectativa é de que, por encontro, 200 delegados estrangeiros, representantes dos Grupos de Trabalho (GTs) e Ministeriais, visitem o Estado.
Segundo a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, esse movimento irá aquecer o turismo cearense durante o período de realização
“Também influenciará o segmento de negócios. Nosso estado conta com uma boa infraestrutura turística para receber as delegações”, afirma.
A situação da infraestrutura hoteleira e aeroportuária, assim como a programação logística e cultural de Fortaleza já está sendo analisada por órgãos estaduais, federais e privados.
Um encontro para discutir o assunto foi realizado nesta sexta-feira, 6, no Centro de Eventos do Ceará.
Estavam presentes representantes do Governo Federal: dos ministérios das Relações Exteriores; da Educação; do Trabalho e Emprego; e da Fazenda.
Também compareceram membros das secretarias de Relações Internacionais (SRI) e do Turismo (Setur) do do Governo do Ceará, além da Fraport-Brasil, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-CE), da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc-CE), Sindieventos, além do Convention Bureau e o Visite Ceará.
Leia mais
Brasil e o G20 em 2024
As reuniões no Ceará irão anteceder o encontro da cúpula de chefes de Estado do G20, marcado para novembro, no Rio de Janeiro. Nele, serão discutidas questões multilaterais, sobre demandas e projetos dos integrantes do grupo.
Além disso, costumam acontecer discussões bilaterais, ou seja, de interesses mais particulares, entre dois países.
O Brasil sedia todos esses eventos em 2024, pois, no ano que vem, estará na presidência rotativa do G20. Direção muda todos os anos e atualmente está sob responsabilidade da Índia.
Segundo o presidente Lula, na gestão brasileira, serão priorizadas questões como o combate à fome, pobreza e desigualdade; energias renováveis e sustentabilidade; além de uma reforma na governança internacional.
Também integram o G20:
- Índia;
- União Europeia;
- Estados Unidos;
- China;
- Alemanha;
- Rússia;
- Reino Unido;
- França;
- Japão;
- Itália;
- África do Sul;
- Arábia Saudita;
- Argentina;
- Austrália;
- Canadá;
- Coreia do Sul;
- Indonésia;
- México;
- Turquia;
Veja quais as melhores franquias do mundo para investir, no Dei Valor
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor