Uber e 99 reduzem taxas devido à saída de motoristas das plataformas

Alta dos custos para manter veículos rodando é apontada como principal motivo de desistência dos motoristas; preço dos combustíveis subiu até 60% nos últimos 12 meses

Uber e 99, os dois principais aplicativos de transporte de passageiros no Brasil, reduziram as taxas cobradas nas plataformas. A mudança vem após semanas de reclamações tanto de motoristas quanto de usuários sobre o uso dos serviços.

Do lado dos usuários, os problemas se concentram na dificuldade de conseguir corridas. Nas redes sociais, há inúmeros relatos de cancelamentos e demora para que as solicitações sejam aceitas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine



Os motoristas, por sua vez, afirmam que as corridas raramente valem o valor oferecido. A gasolina, sozinha, aumentou 27% entre janeiro e agosto de 2021, subindo quase 40% em 12 meses. O etanol teve alta de mais de 60% desde setembro de 2020.

Com este cenário, os aplicativos se tornaram pouco atraentes para ambos os lados. Segundo Rafael Keylon, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos do Ceará (Amap), há quatro anos não há reajuste nas taxas, o que causou quedas constantes na rentabilidade dos prestadores do serviço.

De acordo com Rafael, cerca de 60% dos motoristas desistiram de trabalhar pelas plataformas. Isso aconteceu devido ao aumento dos custos, e também pela redução de demanda provocada pela segunda onda da Covid-19.

Ainda segundo ele, o reajuste, apesar de insuficiente, é bem-vindo. Antes da mudança, motoristas que rodavam com gasolina recebiam, na prática, cerca de 50% do valor pago pelos aplicativos: o restante era usado com combustível. Com a mudança, e devido à concorrência de uma plataforma criada no Ceará, os ganhos subiram para cerca de 65%.

Keylon finaliza apontando que outras demandas dos prestadores de serviço não têm tido a atenção necessária das empresas. Ele cobra o cumprimento da Lei Municipal nº 10.751/2018, que garante direito de defesa contra bloqueios sofridos por motoristas nos aplicativos, e que o destino final da corrida seja exibido ao condutor antes de aceitar o pedido.

Uber e 99 foram procuradas por O POVO. Em nota, a 99 afirmou que aplicou reajustes entre 10% e 25% para motoristas de 20 regiões metropolitanas do País, incluindo Fortaleza. O reajuste será subsidiado pela própria 99, e não haverá aumento no valor das corridas para os usuários. A empresa também pontuou que, em dias, horários e cidades específicas, zerou as taxas cobradas dos condutores, que recebem todo o valor pago pela corrida. A empresa não afirmou, porém, em que ocasiões e locais esta mudança ocorre.

A Uber não se manifestou até o fechamento da matéria. Caso haja resposta da empresa, ela será adicionada ao texto.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

reajuste uber reajuste 99 redução taxa aplicativos transporte dificuldade conseguir motorista aplicativo cancelamento corridas aplicativos inflação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar