Venda da Troller pela Ford pode ser concluída em junho, revela secretário

Informação foi dada por Maia Júnior, em entrevista à Rádio O POVO CBN, na manhã desta quarta-feira, 26

O impasse jurídico da atuação da Troller no Ceará poderá ter um fim no mês que vem com a venda definitiva da marca pela Ford. A informação foi revelada com exclusividade pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho no Ceará, Maia Júnior, em entrevista à Rádio O POVO CBN, na manhã desta quarta-feira, 26.

Enquanto mediador do Governo do Estado na negociação entre investidores e a Ford, que busca se desfazer dos ativos financeiros no Brasil, Maia revela ser de interesse da multinacional encerrar as negociações sobre a venda da Troller até o fim do mês de junho.

LEIA MAIS | Aeris construirá terceira fábrica de pás eólicas no Ceará com 51 mil metros quadrados

Empresa abrirá linha de montagem de painéis de energia solar no Ceará, revela secretário

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A venda da marca cearense faz parte da retirada de todas as linhas de produção da Ford do Brasil, anunciada ainda no início de 2021. Com sede em Horizonte, a planta da Troller existe desde 1995 e foi reinaugurada em 2014, tendo sua produção suspensa depois da decisão da Ford de sair do Brasil.

Ao todo, 470 empregados diretos aguardam uma decisão definitiva sobre o funcionamento da fábrica. A Justiça do Trabalho obrigou a Ford a manter os empregos de todos enquanto as negociações com as entidades trabalhistas não fossem concluídas.

Maia, porém, afirmou que o fim dos embates sobre o tema deve ter uma reviravolta positiva. "Eram quatro interessados na compra da Troller, que manifestaram e assinaram acordo de diligência para negociar com a Ford. Eu tenho sido informado de que dois desses estão avançando nas diligências", explicou. O secretário acrescentou ainda que um dos investidores que está mais próximo da Ford para compra da Troller, trata-se de uma empresa engenharia automotiva com sede em São Paulo. 

"É o que mais me tem informado sobre os avanços nas negociações", destaca. A estratégia adotada pelo provável futuro comprador foi de se aproximar de ex-diretores da Ford para montar estratégias que ajudassem no avanço das negociações, detalhou Maia. "Não posso precisar porque é uma relação entre vendedor e comprador, tenho me colocado apenas como facilitar. Estamos apoiando os prováveis compradores porque o que interessa ao governo do Estado, primeiro é a continuidade da fábrica e também a manutenção dos empregos", acrescenta. 

Ele reforça a declaração da Ford de finalizar a venda de 100% dos ativos da marca Troller ainda em junho deste ano, e ponta que o Ceará está negociando incentivos fiscais para motivar a comprar da marca cearense e garantir o funcionamento da empresa no Estado. "Nós queremos que o futuro comprador, que essa empresa venha com os avanços da indústria automobilistas não só em termos de suas produções tecnológicas, mas também no que representa o futuro da indústria automobilística", acrescenta. 

O foco do Governo do Estado é motivar os investidores que vierem a assumir a Troller, a implementarem no polo industrial da marca no Ceará, centros de desenvolvimento tecnológico que atuem na criação de mecanismos que diminuam o consumo energético dos veículos. Outro ponto de incentivo, é o aprimoramento da tecnologia de carros elétricos e também de veículos movidos a hidrogênio verde, fazendo com que a planta da Troller, após sua venda, integra o sistema energético renovável que está sendo desenvolvido no Ceará. 

Confira entrevista completa sobre as negociações da venda da Troller no Ceará

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

reabertura fábicra troller ceará fechamento fabrica troller ceará compra troller ceará ford venda troller ceará ford negociações compra troller ceará trabalhadores troller ceará webmotors troller 2021

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar