Restaurantes podem aumentar capacidade de atendimento no Ceará para 40%

O atual decreto em vigência foi iniciado no dia 12 de abril e prorrogado no último sábado, 17. As medidas valem até amanhã, 25

18:43 | Abr. 24, 2021

FORTALEZA, CE, 12-04-2021: Hoje e o primeiro dia de reabertura do lockdown, restaurantes poderiam reabrir, mas com o horario limitado e com a capacidade reduzida. As fotos destacam a movimentacao no horario de almoco na cervejaria Turatti e Divina Comida. Varjota e Aldeota, Fortaleza. ( BARBARA MOIRA/ O POVO) (foto: BÁRBARA MOIRA)

O governador Camilo Santana (PT), anunciou que, a partir de segunda-feira, 26, os restaurantes podem aumentar capacidade de atendimento no Ceará para 40%. O decreto estadual com as novas normas válidas para todo o Ceará deve ser publicado ainda neste sábado, 24, no Diário Oficial do Estado (DOE). 

O atual decreto em vigência foi iniciado no dia 12 de abril e prorrogado no último sábado, 17. Já aos sábados e domingos, o esquema é de lockdown e somente podem funcionar para entregas. 

LEIA MAIS | Em campanha #estamosprontos, bares e restaurantes pedem volta de funcionamento noturno

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) lançou a campanha #estamosprontos, pedindo a retomara "urgente dos bares e restaurantes", principalmente no horário noturno. Segundo a entidade, o turno é o mais representativo para quase 80% dos empreendimentos e mais de uma centena de estabelecimentos em Fortaleza e regiões Norte e Sul do Estado estamparam os dizeres em suas fachadas.

A frase "Este estabelecimento está pronto para o novo normal. É hora de trabalhar” também é mensagem divulgada pelo setor.

Histórico


Na sexta-feira, 26 de março, o lockdown havia sido prorrogado por mais uma semana, até domingo, 4 de abril, em decisão tomada na reunião do comitê científico.

O lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor em 5 de março. Seria pelo período de 14 dias, incialmente até 18 de março.

Em 11 de março, o lockdown foi estendido para todos os municípios do Ceará, a partir de 13 de março, indo até o dia 21 em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza. Foi a primeira vez que todo o Ceará ficou simultaneamente no chamado isolamento social rígido.