Pacote de descontos fiscais em Fortaleza deve "ser aprovado de imediato", afirma Sarto

O prefeito de Fortaleza, afirmou na manhã desta terça-feira, 23, que em diálogo com a Câmara de vereadores, busca a implementação dos descontos fiscais de forma emergencial

O mais recente pacote de incentivo econômico anunciado pela Prefeitura de Fortaleza deverá ser aprovado na Câmara Municipal e entrar em vigor “de imediato”, conforme destacou o prefeito da Capital, José Sarto (PDT), na manhã desta terça-feira, 23. Em entrevista à rádio O POVO CBN, ele ponderou ainda que o pacote já foi enviado para apreciação parlamentar e que o desconto total das multas e juros das dívidas com o fisco municipal, além de condições favoráveis de parcelamento, deve beneficiar com maior ênfase sete setores da economia do Município. Ao todo, o pacote prevê a concessão de R$ 8 milhões em benefícios fiscais.

“As categorias que buscamos alcançar são justamente aquelas que têm atividade econômica ativa e perderam mais de 10% no seu faturamento. Sendo atividades com capacidade de média para alta na geração de empregos”, define Sarto. O prefeito sinaliza incentivos para setores que, com base em análise da equipe econômica do município, podem ter papel central no processo de retomada econômica após o controle da segunda onda da Covid-19 e adota o incentivo fiscal como estratégia para fortalecer as bases da economia da Capital.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre os segmentos onde espera-se ter maior impacto positivo estão: buffets, ramo hoteleiro e de hospedagem, turismo e práticas congêneres, setor de eventos, academias, escolas e faculdades e ainda o setor de cuidados pessoais. “É um pacote que vai promover uma recuperação fiscal, vai ajudar na economia. Creio que será aprovado com celeridade”, declarou. A medida busca fornecer um novo fôlego aos empreendedores frente a instabilidade financeira agravada pela crise gerada pela pandemia.

Outra medida detalhada no pacote é a prorrogação dos prazos para pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) por três meses. Com o novo prazo de vencimento, os segmentos terão ainda a opção de parcelar o tributo em três vezes, resultando em ao menos seis meses de preparação para quitação da dívida.

Além disso, a suspensão do pagamento de aluguel para permissionários da Capital também está prevista no pacote e deve beneficiar cerca de 5 mil pessoas, englobando ainda ambulantes e donos de quiosques e/ou bancas de revistas. O desconto de até 7,2% no pagamento em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que deveria se encerrar neste mês, caso o pacote seja aprovado integralmente, será prorrogado por mais três meses.

As medidas foram construídas com diálogo direto com representantes dos setores beneficiados e deve ter ampla adesão, conforme detalhou Sarto. O prefeito de Fortaleza destaca ainda que após aprovado, o pacote de descontos fiscais terá prazo de adesão de três meses, fornecendo descontos escalonados da seguinte forma:

>> 100% de perdão em multas e juros de dívidas com o município para quem aderir no primeiro mês

>> 80% para aqueles que aderirem ao programa no segundo mês

>> 70% para quem ingressar no projeto no terceiro mês

Após o período, haverá ainda a possibilidade de parcelamento das dívidas em até 24 meses, sendo implementado com as seguintes características:

>> 70% de desconto em até 3 parcelas
>> 60% de desconto em até 6 parcelas
>> 50% de desconto em até 12 parcelas
>> 40% de desconto em até 24 parcelas

Confira entrevista do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), sobre medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19:


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

DESCONTOS FISCAIS FORTALEZA SARTO DESCONTOS JUROS IMPOSTOS FORTALEZA RENEGOCIAÇÃO DÍVIDA FORTALEZA INCENTIVO FISCAL FORTALEZA DESCONTO IPTU FORTALEZA DESCONTO ISS FORTALEZA SUSPENSÃO ALUGUÉIS PERMISSIONÁRIOS FORTALEZA SARTO ENTREVISTA RÁDIO CBN SARTO PANDEMIA FORTALEZA COVID-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar