Limpeza de ferro de passar com paracetamol viraliza; saiba jeito certo
Vídeos usando paracetamol para limpar ferro de passar têm viralizado, mas há riscos. Veja o que química diz sobre o método inusitado e como higienizar o aparelho com segurança
Vários vídeos no TikTok mostrando a limpeza de um ferro de passar com paracetamol chamaram atenção e geraram milhares de visualizações.
Na gravação, os internautas friccionam o comprimido diretamente na base aquecida do eletrodoméstico, "prometendo" remover manchas de queimado com facilidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A ideia ganhou força por parecer simples, eficaz e usar um item comum no dia a dia: um remédio para dor de cabeça.
Por mais curiosa que a técnica pareça, ela não é isenta de riscos. A seguir, O POVO explica os riscos e as recomendações do método de higiene inusitado.
Como limpar o sofá? VEJA truques caseiros simples e rápidos
Limpar ferro de passar com paracetamol: método pode ser perigoso
Elenir Ribeiro, professora do Departamento de Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), alerta para os perigos da técnica: “Paracetamol, assim como qualquer outro medicamento, não deve ser utilizado para limpeza de utensílios”.
“A temperatura do ferro de passar pode chegar até 200 °C quando em funcionamento. Portanto, além do risco de queimaduras, o paracetamol pode oxidar, gerando substâncias que podem ser tóxicas à saúde”, afirma.
Segundo a pesquisadora, o paracetamol sofre fusão ao ser aquecido, o que explica sua consistência maleável ao entrar em contato com a base quente do ferro.
Contudo, ela destaca que, em uma atmosfera oxidativa como o ar, o medicamento pode liberar vapores tóxicos.
ENTENDA por que é arriscado misturar produtos de limpeza e saiba o que evitar
“É necessário um estudo específico para determinar os produtos gerados, já que os excipientes variam entre os laboratórios e também influenciam no processo”, explica ela.
Além disso, Elenir alerta que não é seguro aplicar qualquer substância sólida como abrasivo em superfícies metálicas aquecidas. “Essas práticas podem tanto danificar o metal quanto gerar produtos nocivos à saúde. O risco de queimaduras também é alto.”
>> SIGA o canal de Últimas Notícias do O POVO no WhatsApp
Bicarbonato e outros métodos de limpeza do ferro
Em outros vídeos, internautas indicam o método de limpar a base queimada do ferro com bicarbonato de sódio.
Também existem limpadores específicos no mercado, em bastão ou líquido, desenvolvidos para não comprometer a estrutura do eletrodoméstico.
Mosca de banheiro: como acabar com o bichinho rapidamente? CONFIRA
O uso de lixas, esponjas de aço, facas ou outros objetos ásperos deve ser evitado. Eles podem riscar o ferro e comprometer seu funcionamento, além de manchar ou rasgar roupas.
Apesar de existirem muitas “receitas caseiras” circulando online, a professora recomenda que se siga as orientações dos fabricantes de eletrodomésticos.
Como limpar seu ferro de passar corretamente
A Eletroluz, na sessão de Tutoriais e Dicas em seu site oficial, traz algumas recomendações ao limpar o eletrodoméstico de passar roupas. Confira
1. Ferro sem base antiaderente
Se seu ferro de passar não é antiaderente, você pode usar produtos mais abrasivos, como vinagre e sal. A dica é misturar a mesma quantidade de ambos e levar ao fogo até o sal dissolver.
Em seguida, esfregue a mistura na base do ferro com a ajuda de um pano.
Se ainda assim ainda houver sujeira resistente, use um sabão e esfregue com a área macia da esponja apenas onde ainda houver resíduos.
2. Ferro com a base antiaderente
Caso seu ferro de passar seja antiaderente, é preciso redobrar os cuidados para não danificar a área.
A limpeza pode ser feita com uma mistura de meio copo de vinagre branco e meio copo de água em temperatura morna. Passe na base do ferro com um pano macio.
Outro produto que também pode ser utilizado no lugar do vinagre é o detergente neutro.
Evite esfregar com qualquer tipo de superfície abrasiva.
3. Limpando o reservatório de água do ferro de passar a vapor
Tanto o reservatório quando as saída de ar do seu ferro a vapor devem ser limpas, pois acumulam sujeiras e outras substâncias.
Para essa limpeza a sugestão é nada mais que água. Na dúvida, consulte o manual de instruções do aparelho e verifique a maneira correta de fazê-lo.
O uso de qualquer substância para limpeza pode danificar o produto. Fique atento!
4. Limpeza da área externa do ferro de passar
As mesmas misturas feitas para limpar a base do ferro antiaderente podem ser usadas para limpar a área externa do eletrodoméstico.
Apenas garanta que os produtos sejam aplicados com um pano ou uma esponja que sejam macios para não riscar ou danificar o aparelho.