Hoje, 12 de julho, é feriado? Saiba o que aconteceu na data

Hoje, 12 de julho, é feriado? Saiba o que aconteceu na data

Marcado por festividades e lazer, julho não tem feriados nacionais, mas há datas locais. Hoje, dia 12, é feriado? Veja resposta e próximos feriados do ano

Mês das férias escolares, julho é marcado por festividades e atividades de lazer, mas não tem nenhum feriado nacional. Neste sábado, 12 de julho de 2025 (12/07/2025), é feriado em um município do Ceará. Entenda a seguir.

O que é o feriado de 12 de julho?

Hoje, 12 de julho, o município de Piquet Carneiro, a 310,79 quilômetros (km) de distância de Fortaleza, celebra sua emancipação política. O feriado municipal foi instituído em 2024 pelo então prefeito Bismarck Bezerra.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para quem mora em Piquet Carneiro, o ponto facultativo foi estabelecido nessa sexta, 11, em repartições públicas municipais.

Por que é feriado hoje, 12 de julho?

A data escolhida pela Prefeitura, 12 de julho, é uma referência à instituição formal do município, em 12 de julho de 1957.

Segundo o site de Piquet Carneiro, as origens da cidade estão ligadas à construção da estrada de ferro de Baturité, na década de 1900. Em novembro de 1907, surgiu a estação ferroviária Povoação do Jirau. A região onde hoje é Piquet Carneiro era vislumbrada como ponto de parada do trem.

Ainda conforme o site do município, anos depois, em 1933, a região se tornou distrito de Senador Pompeu. Em 1938, mudou de Jirau para Piquet Carneiro, em homenagem ao engenheiro Bernardes Piquet Carneiro, conhecido por obras significativas no Ceará, como o açude de Cedro, em Quixadá.

Feriados nacionais de 2025: veja próximos

Confira a lista completa dos feriados nacionais restantes para o ano:

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Os quatro primeiros da lista coincidem com fins de semana, o que reduz as chances de descanso extra para quem trabalha de segunda a sexta.

Já os dois últimos podem resultar em feriados prolongados, se as empresas decidirem liberar seus funcionários na sexta posterior.

Contudo, vale lembrar que a legislação trabalhista não obriga a concessão da folga. A liberação depende da política interna de cada empregador, que pode exigir compensações, como o uso do banco de horas.

Feriado x ponto facultativo: qual a diferença?

É comum a dúvida sobre a diferença entre feriados e pontos facultativos. O primeiro diz respeito a datas comemorativas reconhecidas, de maneira oficial, por governos — seja federal, estadual ou municipal.

Feriados, portanto, devem ser estabelecidos por lei. Já os pontos facultativos não são necessariamente legalmente oficializados. São dias de dispensa do trabalho não obrigatória, determinadas por motivos diversos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar