Foto da Nasa no dia do seu aniversário; saiba como ver

A Nasa disponibiliza imagens do espaço capturadas diariamente desde 1995. Saiba como acessar o site e ver a foto tirada no dia do seu aniversário

20:00 | Jan. 28, 2022

Evento vai tratar da exploração espacial, dentre outros temas (foto: Reprodução/APOD)

Fãs de astronomia podem "se presentear" com imagens do espaço tiradas no dia e mês de seu aniversário. Talvez, até no mesmo ano. O material é feito pela agência espacial estadunidense, a Nasa, desde 1995. Mesmo se tiver nascido antes disso, veja mais abaixo como conseguir sua fotografia.

Batizado depela Nasa, o acervo online de fotos espaciais viralizou no TikTok no início de 2022, o que chamou atenção de um público mais amplo.

Foto da Nasa no dia do seu aniversário: detalhes do espaço sideral

Entre os arquivos disponíveis no site da APOD estão registros de cosmos, estrelas, buracos negros, galáxias e do Sistema Solar, como planetas e cometas.

A Nasa também fotografou equipamentos de missões espaciais, foguetes, observatórios, estações fora da Terra, e até pessoas, como astronautas e cientistas, importantes para a exploração do espaço sideral.

Ao acessar cada imagem, o site da APOD fornece uma explicação detalhada, em inglês, sobre o conteúdo visto.

O site da APOD também destaca a "imagem do dia". Clique aqui para ver a fotografia espacial de hoje.

Foto da Nasa no dia do seu aniversário: quem pode ter acesso?

Apesar de ser um arquivo extenso, nem todos foram beneficiados com as imagens do espaço, visto que o site oferece apenas fotos a partir de 1995.

CONFIRA 5 filmes de ficção científica que vão te surpreender

Como conseguir ver a foto tirada pela Nasa no dia que você nasceu?

1. Acesse o site do acervo completo do Astronomy Picture of the Day. Devido à quantidade de links, a página pode demorar a carregar;

2. A página mostrará uma extensa lista de arquivos, organizada por dia, mês e ano. Você pode descer até encontrar a sua ou, se estiver no computador, procurar pela data por meio do atalho Ctrl + F;

3. Ao encontrar sua data, clique no link e o site abrirá uma nova página com a imagem, sua autoria e detalhes de sua execução. Aproveite!