Junho terá conjunção de planetas: veja calendário astronômico do mês
O sexto mês de 2024 será marcado pela presença de diversas conjunções e pelo Solstício. Confira as previsões astronômicas de junho
Diversas conjunções marcam o calendário astronômico do mês de junho de 2024. Um dos principais fenômenos ocorre no dia 5, quando acontece a aproximação entre a Lua, Júpiter e Mercúrio.
Confira a seguir, os eventos astronômicos do mês de junho conforme o guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Astronomia em 2024: calendário de eventos imperdíveis no espaço; VEJA
Fenômenos astronômicos: conjunções no mês de junho
Conjunção entre Lua e Marte
Conjunção entre Lua e Marte antes do amanhecer, direção leste, na constelação de Peixes.
Quando: dia 2 de junho
Conjunção entre Júpiter e Mercúrio
A conjunção entre Júpiter e Mercúrio, direção leste, na constelação de Touro. Os astros estarão separados de apenas 0,1º, mas estarão muito próximos do horizonte, pouco antes do amanhecer, durante o crepúsculo.
Quando: dia 4 de junho
Conjunção entre Lua, Júpiter e Mercúrio
A ocultação do aglomerado das Plêiades pela Lua ocorre simultaneamente com a conjunção entre Lua, Júpiter e Mercúrio, na direção oeste, na constelação de Touro. Os astros estarão muito próximos do horizonte, durante o crepúsculo, um pouco antes do amanhecer.
Quando: dia 5 de junho
Conjunção entre Lua e Saturno
Chegando ao fim do mês, será possível notar a conjunção entre a Lua e Saturno, durante a madrugada, na constelação de Aquário.
Quando: dia 27 de junho
Eclipses 2024: quando tem eclipse solar e lunar este ano; CONFIRA
Fenômenos astronômicos em junho: início do Solstício
Este mês ocorre também o Solstício de inverno no hemisfério sul que marca o começo do inverno. O fenômeno é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.
Quando: dia 20 de junho às 17h50min
Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em junho e dezembro. O dia e hora exatos variam de um ano para outro.
Fenômenos astronômicos em junho: Júpiter e o aglomerado das Híades
Outro evento astronômico do mês de junho será a aproximação de Júpiter do aglomerado das Híades antes do amanhecer, na direção leste, constelação de Touro.
As Híades é um aglomerado estelar aberto. As suas estrelas mais brilhantes formam um "V" oblíquo em redor da grande gigante Aldebarã, a estrela mais brilhante no campo visual, a qual não faz parte deste aglomerado.
Quando: dia 28 de junho
Fases da lua em 2024: CONFIRA calendário completo do ano
Fenômenos astronômicos em junho: o que observar no céu?
Em 6 de junho, a Lua estará localizada no mesmo lado que o Sol e não será visível no céu noturno. Esta é a melhor época do mês para observar objetos fracos no espaço, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luz da lua para interferir.
Já no dia 22 de junho ocorre o contrário, a Lua estará no lado oposto do Sol e sua face estará totalmente iluminada. Ela é chamada de “Lua do Morango” porque sinalizava a época do ano para colher frutos maduros.
Além destes eventos, será possível ver a olho nu as Constelações de Leão, Corvo, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Boieiro, Cão Maior, Carina, Veta, Cruzeiro do Sul, Ursa Maior, Hydra, Cabeleira de Berenice, Centauro, Lobo, Triângulo Austral, Pavão e Coroa Boreal.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente