'Cometa do Diabo' será visível da Terra a partir de abril deste ano

A última aparição do Cometa do Diabo foi na década de 1950. O astro poderá ser visível também do Brasil; confira detalhes

Sete décadas depois de sua última aparição, o cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como "Cometa do Diabo", estará de volta ao sistema solar em 2024. O astro está cada vez mais perto do Sol e da Terra e poderá ser visível a olho nu em abril deste ano.

O corpo celeste mede quase três vezes o tamanho do Monte Everest. Ele é formado por rochas e gases criogênicos que, quando aquecidos pelo sol, explodem e emitem um rastro em formato de chifres, chamado de cauda cometária. Devido à essa característica, o astro ganhou o apelido de "Cometa do Diabo".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A partir de quando o "Cometa do Diabo" estará visível?

A partir do mês de abril de 2024, o cometa do diabo poderá ser visto a olho nu, atingindo sua visibilidade máxima no dia 21 do mesmo mês. Devido à posição geográfica do Brasil, inserido no hemisfério sul global, este astro poderá ser visível ao longo de quase todo o ano.

É esperado que o cometa passe entre as órbitas da Terra e do planeta Vênus, atingindo sua maior proximidade com o Sol. Nesta época, as explosões de gases atingirão o máximo e tornarão o astro mais visível, com uma magnitude aparente Grandeza onde se mede o brilho das estrelas e demais corpos celestes do universo. Quanto menor o número (próximo de zero e abaixo de zero), mais brilhante é o astro.
Exemplos:
- Sol: magnitude -26,8 (mais brilhante)
- Lua: -12,7
- Vênus: -4,47 (planeta também conhecido como Estrela d'Alva)
- Sirius: -1,33 (estrela mais brilhante no céu noturno)
- Vega: 0,03
- Cruzeiro do Sul: 2,8
- Cometa Halley em 1986: 5,5
 de 4,5.

LEIA MAIS | ‘Cometa do Diabo’ se aproxima da Terra pela primeira vez no século 21

O que são cometas?

Cometas são pequenos corpos celestes que giram ao redor do Sol em órbitas elíptica De formato oval . Esses astros são compostos por rochas, gelo e gases congelados, podendo ser monóxido ou dióxido de carbono, metano, amônia e outros.

Assim como o cometa do diabo, todos os demais cometas, quando aquecidos pela calor do Sol, explodem e emitem um rastro que pode chegar a milhões de quilômetros de extensão.

LEIA MAIS | Cearenses formam filas para pegar óculos especiais e assistir eclipse solar

O cometa mais conhecido é o Cometa Halley, que fez sua última aparição entre os anos de 1985 e 1986. A próxima "visita" do Halley a Terra será em 2061.

Já o Cometa do Diabo, após 2024, fará sua próxima aproximação apenas em 2095.

 

Saiba outros eventos astronômicos em 2024

O ano de 2024 ainda reserva outros eventos astronômicos. Em 2 de outubro, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil poderão contemplar um eclipse solar anular. Para os cearenses, o Sol só se esconderá atrás da Lua novamente em 6 de fevereiro de 2027.

Na noite de 18 de setembro de 2024, todo o Brasil verá o eclipse lunar parcial 118 da Série Saros. Neste dia, a Lua ganhará tons avermelhados.

Entre os meses de fevereiro e outubro, o cometa Tsuchinshan-Atlas fará sua aproximação com a Terra. No hemisfério sul, onde está localizado a maior parte do Brasil, este astro poderá ser visto a partir da segunda metade da noite e no começo da manhã, a depender das condições do céu. Estima-se que sua próxima aparição seja daqui a 26.000 anos.

Confira outras notícias relacionadas:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar