‘Cometa do Diabo’ se aproxima da Terra pela primeira vez no século 21
Apesar do nome, o cometa não representa perigo para o planeta e poderá ser visível a olho nu em 2024; entenda a origem do nomeFormalmente conhecido como 12/P Pons-Brooks, o “Cometa do Diabo” recebeu o apelido pelo formato de chifre que desponta na estrutura. Em 2024, o corpo celeste se aproxima da Terra pela primeira vez em 71 anos.
O cometa normalmente não é visível a olho nu, mas outro fenômeno, um eclipse solar total em abril de 2024, pode aumentar as chances para as populações do México, Estados Unidos e Canadá.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Duas semanas depois do eclipse total na América do Norte, em 21 de abril, o 12/P Pons-Brooks se encontrará no periélio, ponto da órbita mais próximo ao Sol. Em junho, o cometa alcançará a aproximação máxima da Terra.
A última vez que o “Cometa do Diabo” passou pelo planeta ocorreu no século XX. “Isto significa que a última vez que alguém realmente observou esta coisa foi em 1954”, disse o pesquisador de pós-doutorado no Observatório Lowell em Flagstaff, Arizona, Theodore Kareta, à ABC News.
'Cometa do Diabo": como explicar os chifres?
O formato que lembra chifres e rendeu um apelido ao cometa acontece por meio de diversas erupções que o corpo celeste vem sofrendo nos últimos meses, com aumentos repentinos de seu brilho.
De acordo com o jornal ABC News, a nuvem difusa ao redor do cometa, conhecida por sua “cauda”, acontece quando o gelo presente no corpo celeste se transforma em gás e afasta a poeira. No caso do 12/P Pons-Brooks, o resultado foi uma forma peculiar de chifres.
O nome popularizado do cometa e a sua aparência podem até chamar atenção, mas especialistas não acreditam que ele ofereça perigo de colisão com a Terra.
‘Cometa do Diabo’: origens
O cometa foi identificado pela primeira vez em 1812, por Jean-Louis Pons, e notado mais uma vez em 1883, por William Robert Brooks. Ambos inspiraram o nome oficial do corpo celeste: 12/P Pons-Brooks.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente