É Natal no espaço! Nasa divulga imagem do espaço com 'árvore de Natal' piscando

As novas imagens foram divulgadas nesta semana; uma árvore de Natal, um globo de neve e uma galinha fazem parte dos novos registros; veja imagens

Como parte das celebrações de fim de ano, a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou novas imagens de astros do universo, fazendo referências à decorações natalinas.

Em tonalidades de verde e vermelho, os corpos celestes foram apelidados de "árvore de Natal" e "globo de neve". 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Veja o vídeo da 'árvore de Natal' no espaço

 


O que se sabe sobre o aglomerado de "árvore de Natal"?

O aglomerado de estrelas, oficialmente chamado de NGC 2264, está localizado a 2.500 anos-luz O ano-luz é uma unidade de comprimento utilizada para descrever grandes distâncias. 1 ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros.  da Terra, dentro da Via Láctea, próximo da constelação de Órion A constelação de Órion é um dos agrupamentos de estrelas mais visíveis da Terra. O chamado Cinturão de Órion, também conhecido como "As Três Marias", é melhor visível entre os meses de dezembro e janeiro na cidade de Fortaleza. . Os astros que compõem este agrupamento têm idade aproximada de 1 a 5 milhões de anos. Para efeito de comparação, o Sol tem idade estimada de 4,5 bilhões de anos.

Essas estrelas tem variadas grandezas, podendo chegar a até sete vezes do tamanho do Sol. A imagem foi registrada pelo telescópio Chandra X-Ray.

Nasa divulga imagens da galáxia "globo de neve"

A Nasa também revelou novas imagens da galáxia UGC 8091, apelidada de "globo de neve". A UGC 8091 está localizada a 7 milhões de anos-luz Aproximadamente 66 sextilhões de quilômetros.  do nosso planeta, na região da constelação de Virgem. Os registros foram capturados pelo Telescópio Hubble.

O "globo de neve" é classificado como galáxia irregular, por apresentar um emaranhado de estrelas e astros de maneira fora do habitual, fugindo do formato de espiral, o mais comum entre as galáxias.

Nasa publica nova imagem da nebulosa da Galinha Corredora

Na manhã da quinta-feira, 21, ainda foram divulgados novos registros da nebulosa da Galinha Corredora. Localizada próxima à constelação de Centauro, a nebulosa está a uma distância de 6.500 anos-luz Aproximadamente 61,5 quintilhões de quilômetros.  da Terra.

As nebulosas são nuvens espaciais formadas por poeira, plasma, hidrogênio e outros gases remanescentes de estrelas que morreram após passar pelo processo chamado de supernova Estágio final da vida de uma estrela. As supernovas ocorrem quando as partículas dessa estrela se unem num descontrolado processo de fusão. Essas reações geram uma forte explosão de grande luminosidade, espalhando diversas partículas naquele local. .

Esses locais são potenciais "berços" de novas estrelas, uma vez que os elementos ali presentes podem se agrupar e formar novos astros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar