Moradores de bairro em Maranguape estão há 8 dias sem água

Moradores de bairro em Maranguape estão há 8 dias sem abastecimento de água

Interrupção seria resultado de uma obra para consertar vazamento na rede

O servidor público Rozalbo Vieira de Oliveira, 54, morador no bairro Novo Maranguape 1, em Maranguape, pagará R$ 234 na conta de água em novembro. Ele espera que, até o vencimento, no dia 18, a água já tenha voltado às torneiras da casa dele e de vizinhos da rua. Já são oito dias sem acesso ao serviço.

"Parou no sábado (dia 8). Na sexta já estava faltando em alguns lugares. Quando ligamos, a Cagece informou que era uma obra de vazamento e que até quinta (dia 13), resolveriam. Liguei e confirmaram que a obra havia terminado", conta Rozalbo.

Leia mais | Governo do Ceará anuncia novos sistemas de abastecimento em 46 municípios

Ele é um dos cearenses que mora em em regiões geograficamente elevadas e, portanto, sempre que há alguma suspensão no abastecimento de água, demora mais tempo para que o acesso volte à sua residência.

"Nunca demorou tanto. Geralmente eles dizem mesmo que, depois que os serviços acabam, são mais 48 horas para voltar nessas áreas mais alta. E afeta essa área todinha, vejo muito gente retirando água de cacimbões, pegando dos vizinhos", conta Rozalbo. 

O servidor público diz ainda que não há avisos prévios sobre as interrupções, que afetam as atividades cotidianas da família. "Roupa, nem pensar em lavar", destaca. Rozalbo conta que tenta armazenar água e que sabe dos riscos da ação para proliferação do mosquito Aedes aegypti. "A gente sabe, mas nem todo mundo tem o mesmo cuidado. Embora, assim, nem demore muita água no pote mesmo, porque a gente usa direto. Precisa", detalhou. 

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou, em nota, que as localidades Novo Maranguape 1 e Novo Maranguape 2, Preguiça, Aldeoma, Centro e Coité, no município de Maranguape, estão sem abastecimento devido à baixa vazão de água fornecida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Ainda segundo a Cagece, durante a semana foi realizada manutenção na adutora que faz a captação de água do Manancial Acarape. A previsão é que o abastecimento seja normalizado até a próxima segunda-feira, 17.

A Cagece orienta que qualquer solicitação relacionada ao abastecimento seja feita pelos canais oficiais de atendimento da companhia.

Os clientes podem entrar em contato por meio da Central de Atendimento 0800 275 0195, do aplicativo Cagece App, disponível para Android e iOS, ou pela assistente virtual Gesse, acessível no portal institucional da empresa.

A Prefeitura de Maranguape informou ao O POVO que segue monitorando a situação da falta de abastecimento de água nas localidades afetadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar