Juazeiro: casas abandonadas viraram pontos de tráfico, diz Prefeitura

Problema estaria ocorrendo em ruas do bairro Santa Tereza, segundo secretário municipal de Segurança Pública; Prefeitura cogita desapropriar os imóveis

Casas abandonadas em uma área do bairro Santa Tereza, em Juazeiro do Norte, no Cariri, estariam sendo usadas como ponto de tráfico e para outros crimes. A informação foi divulgada pela rádio O POVO CBN Cariri nessa terça-feira, 27.

O Conselho Municipal de Segurança Pública (CMSP) da cidade debateu, na última semana, a regularização fundiária dos imóveis da região. De acordo com o secretário municipal da Segurança Pública, Cláudio Luz, diversas residências foram abandonadas pelos proprietários. As informações foram repassadas ao repórter Yago Pontes. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O motivo, diz Luz, é a dificuldade de vender ou alugar os imóveis na região. O secretário relaciona os problemas à presença de usuários de drogas, principalmente crack, no trecho conhecido como "Faixa de Gaza", que engloba a rua São Damião, a travessa São Damião e a rua Dom Bosco.

Em alguns casos, aponta ele, traficantes adquiriram os imóveis e têm usado os locais para comércio de entorpecentes. Em outros, as casas abandonadas estariam sendo usadas como depósito de objetos originados de roubos e furtos. O secretário afirma que cerca de 30% das residências na área estão em uma destas situações.

O gestor pontua que o cadastro das residências junto aos órgãos públicos está desatualizado, o que dificulta o contato com os proprietários. Uma abordagem levantada por Luz como possibilidade é a Prefeitura fazer a desapropriação dos imóveis.

Segundo ele, a ação poderia ocorrer por dois motivos. A ideia inicial é combater o comércio de substâncias ilícitas na região, mas cogita-se também desenvolver ações de urbanização no local.

O POVO procurou a Secretaria da Proteção Social (SPS) do Governo do Estado, questionando se a pasta, em especial a Secretaria Executiva das Políticas sobre Drogas (Sexec PSD), está a par da situação na área e se há ações planejadas a respeito do caso. O órgão não respondeu até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para manifestação. (Colaborou Wilnan Custódio/Especial para O POVO)

Com informações de Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri

Mais notícias do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

juazeiro do norte santa tereza faixa de gaza trafico seguranca drogas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar