Expedição Cirúrgica 2025 leva atendimento médico a Crateús

Expedição Cirúrgica 2025 leva atendimento médico a Crateús

A parceria é realizada entre o curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), e oferecem cirurgias especializadas, exames e capacitação profissional

12º Expedição Cirúrgica 2025, realizada no município de Crateús, a 355,07 km da Capital, está oferecendo atendimento médico aos moradores da região. A ação segue até sábado, 5, realizando cirurgias relacionadas ao aparelho digestivo, vesícula e hérnia inguinal e umbilical.

Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, o município recebeu a etapa ginecológica, que realizou exames e cirurgias na área ginecológica. Ação atende a pacientes que já tinham demanda cirúrgica.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A iniciativa é uma parceria entre o curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), e promove atendimento especializado gratuito e capacitação para profissionais da rede pública de saúde

LEIA TAMBÉM | Autorização para viagens de menores pode ser emitida online; saiba como

O balanço fornecido pela organização do evento, apontou que foram realizadas 28 cirurgias. A meta é realizar 50 procedimentos durante os três dias de ação.

É a primeira vez que o projeto conta com a participação do curso de Medicina da UFC. A iniciativa também conta com o reforço da Liga Acadêmica de Ginecologia Minimamente Invasiva e da Faculdade de Medicina (Famed).

Iniciativa oferece exames diversos

No evento, são realizados diversos exames ginecológicos e gerais. Na policlínica Raimundo de Soares Resende, são realizados procedimentos mais simples, incluindo cirurgias dermatológicas, com a remoção de lesões com potencial maligno.

Já no Hospital São Lucas, são feitas diversas especialidades. O destaque é a cirurgia geral, que foca no tratamento de hérnias e correções, e a cirurgia ginecológica, que se dedica ao tratamento de miomas e à correção da endometriose.

Após as cirurgias, os pacientes são encaminhados à enfermaria, onde uma equipe médica realiza o monitoramento da recuperação até o momento da alta.

Também são feitos exames como ultrassons de mama, tireoide, abdominal e abdominal total, além de ultrassons das vias urinárias e transvaginais.

Formado em Medicina pela UFC e doutor em ginecologia pela USP, Leonardo Bezerra, explicou que as pacientes da microrregião de Crateús foram escolhidas por já haver uma demanda da Unidade Básica de Saúde (UBS).

“Elas já tinham alguma demanda de enfermidade cirúrgica. As pacientes da microrregião se inscreveram previamente (...) O momento de triagem e indicação cirúrgica já passou, hoje é o culminar da missão”.

Duas toneladas de equipamentos e insumos são transportados

Nesta edição, dois aviões transportaram duas toneladas de equipamentos e insumos médicos, como torres de vídeo para cirurgias minimamente invasivas, aparelhos de ultrassonografia, instrumentos e medicamentos.

Dr. Leonardo Bezerra destaca que a parceria é um marco para a saúde pública no interior do Ceará.

“Além do atendimento especializado, vamos promover a capacitação da rede local, deixando um legado que vai muito além desses dias de expedição”, afirmou em nota enviada à imprensa.

Integrante da Liga Acadêmica da MIGS (UFC), Isabella Alves, ressalta a importância da vivência prática no processo de formação médica.

“Esse momento é de aprendizado intenso. Passamos pelo acompanhamento dos exames de ultrassom, seguimos com os pacientes na enfermaria observando a evolução dos parâmetros clínicos (...) É uma oportunidade valiosa para quem está na graduação ou na especialização”, afirmou a estudante, em nota enviada à imprensa.

A prefeita do município, Janaína Freitas, destacou que o projeto é feito por mulheres e para o público feminino. “Precisamos continuar ampliando, para que mais pessoas tenham acesso a esse cuidado”, afirmou em nota enviada à imprensa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar