Tentativa de roubo a buggy: suspeitos presos respondem por vários crimes

Carlos Silva dos Santos, o "Kekel" e Francisco Jamerson Alves Barro, o "Chambinho", foram presos após ação nas duas do Cumbuco, em Caucaia, na RMF

Carlos Silva dos Santos, o Kekel, de 25 anos, foi preso suspeito de tentativa de roubo a turistas nas dunas da Praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Carlos é um dos homens que aparece nas imagens gravadas por turistas em um passeio de buggy. A prisão ocorreu em Caucaia, na quinta-feira, 11. 

Ele e outro homem, identificado pela polícia como Francisco Jamerson Alves Barro, de 23 anos, foram flagrados armados abordando pessoas que faziam um passeio pelas dunas. A Justiça expediu mandados de prisão em desfavor dos dois, que foram presos. Kekel possui 12 processos criminiais, que incluem roubo e homicídios. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Francisco Jamerson Alves Barros, de 23 anos, conhecido como "Chambinho", foi preso em um imóvel do bairro Jurema, também em Caucaia, nessa sexta-feira. Ele havia fugido do sistema prisional em setembro passado, e responde por homicídios e por integrar organização criminosas.

Na terça-feira,9, um vídeo que mostra turistas em um passeio de buggy viralizou nas redes sociais. Nas imagens os ocupantes do carro passam por dunas e são surpreendidos por criminosos armados que estavam escondidos e cercam o veículo. Apesar da investida criminosa, o motorista não parou e todos seguiram. Segundo o bugueiro, os turistas imaginaram que tudo nao passava de uma encenação, pois haviam pedido um passeio com "aventura". 

Um outro buggy, que estava atrás, também foi surpreendido e todos os ocupantes se agacharam dentro no carro. As testemunhas afirmam que ouviram disparos de arma de fogo. A situação chamou atenção e teve repercussão nacional 

O POVO apurou que há uma comunidade na proximidade, onde alguns criminosos se escondem e, por ser uma área de difícil acesso, eles utilizam as dunas para transitar e realizar assaltos e arrombamento de veículos em estacionamentos de barracas de praia naquela localidade.

Há o patrulhamento diário, r, no entanto, o difícil acesso faz com que os grupos fujam a pé após as ações e seja mais difícil de encontrá-los. 

Conforme o major Holanda Timbó, comandante do 12º Batalhão, as equipes da PM com o serviço de inteligência fizeram levantamentos e identificaram que um dos suspeitos estava próximo a uma duna na estrada do Icaraí. Foi montada uma operação e os policiais fizeram a prisão de Antônio Carlos, na sexta-feira, 12. 

O período de férias, o efetivo policial é incrementado e há operações em desenvolvimento e há um efetivo do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) que atua naquela região. O delegado Gustavo Pernambuco, afirma que o 31º Distrito Policial e que o Departamento de Policia Especializada e da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) atuou na identificação dos envolvidos por meio das imagens. 

O delegado Andrade Júnior, da Deprotur, aponta que há 200 passeios por dia no Cumbuco e que há um planejamento de segurança. "Diante do fluxo entorme não se justifica o crime ocorrido, mas o policiamento é feito e muito bem feito. A resposta foi dada e foram instalados inquéritos, mas que fique bem claro existe um planejamento por sermos o principal polo turístico do Brasil". aponta. 

No dia do crime policiais encontraram vários documentos de turistas em meio as dunas. Os papeis teria sido abandonados por criminosos. 

Kekel é conhecido antigo da Polícia e foi preso anteriormente na mesma área pela Polícia Militar. Apesar de ter antecedentes que somam 12 processos de homicídio, porte ilegal de arma e roubo, ele estava em liberdade e cometendo novos crimes.

O comandante geral da Polícia Militar, Klênio Savyio, esteve pessoalmente nas dunas acompanhando o patrulhamento e as ações para a captura dos suspeitos. Na área foi implantado mais um troller do BPTur e ainda o reforço de horas extras. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública Ceará Polícia Militaor do Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar