Festa de São Francisco das Chagas de Canindé termina nesta quarta, 4

Mais de 1 milhão de pessoas eram esperadas na celebração

A tradicional festa de São Francisco das Chagas, realizada na cidade de Canindé, a 121,3 km de Fortaleza, termina nesta quarta-feira, 4. A programação envolveu missas, confissões, procissões e novenas. O evento é a segunda maior celebração do mundo dedicada ao santo. Fica atrás apenas de Assis, na Itália.

O fim da festa é marcado pelo Dia de São Francisco, comemorado no décimo dia do evento, iniciado em 24 de setembro. A celebração reúne centenas de pessoas que pagam promessas, vindas de diferentes estados e cidades.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pela manhã, os devotos participaram da Missa Solene do Dia de São Francisco, realizado na quadra da gruta, do Santuário de São Francisco das Chagas. A festa será encerrada com uma procissão às 17h.

Ana Cláudia de Jesus, 35, e a mãe, Raimunda de Jesus, 58, viajaram da cidade de Pedreiros, no Maranhão, para cumprir uma promessa feita a São Francisco. Cláudia conta que há mais de 10 anos prometeu cortar o cabelo apenas no dia do santo para se livrar de dores de cabeça constantes. A romeira cortou o cabelo com outras dezenas de fiéis na Casa dos Milagres, localizada dentro do Santuário.

A festa deste ano marcou o centenário da presença da Ordem dos Frade Menores (OFM) — uma ordem religiosa fundada por São Francisco — na cidade. Mais de 1 milhão de pessoas eram esperadas na celebração.

(com informações da repórter Alexia Vieira)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

festa de São Francisco das Chagas Canindé São Francisco Ordem dos Frade Menores religião

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar