Implantação de campus do ITA no Ceará é aprovada

Relatório avaliou estrutura física da Base Aérea de Fortaleza

Um relatório técnico, que avaliou estruturas físicas da antiga Base Aérea de Fortaleza, aprovou a instalação de um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Confirmação se deu durante visita do governador Elmano de Freitas (PT) à sede do ITA, em São Paulo. Com a aprovação, o relatório segue agora para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para os encaminhamentos necessários.  

Na ocasião, Elmano esteve junto com o ministro da Educação Camilo Santana, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e a senadora da República, Augusta Brito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O relatório técnico estava tramitando desde agosto deste ano. Os estudos avaliaram a estrutura física da antiga Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aerolândia. 

Em solenidade do aniversário de 87 anos da Base Aérea, na tarde de quinta-feira, 21 de setembro, ficou projetado o funcionamento do ITA no Ceará em 2025. Desde o período citado, a unidade já se preparava com algumas reformas e adequações da estrutura para a chegada do curso de Engenharia da Computação, e, posteriormente, um curso de Engenharia de Energias, que também deve ser iniciado.

“Gostaria de agradecer [aos ministérios da Defesa e da Educação], porque isso é, sem dúvida, uma conquista muito grande para o Nordeste brasileiro em termos de excelência”, comemorou Elmano.

“Hoje saio ainda com mais orgulho de ser brasileiro, visitando as instalações do ITA e todo o trabalho que aqui vem sendo realizado. E imaginar que isso vai acontecer no Norte-Nordeste brasileiro, sediado no Ceará, é motivo de muito orgulho. Tenho certeza que o passo que vem sendo aqui dado, de apresentação do estudo realizado, demonstra que teremos um futuro brilhante para o nosso País e a nossa região”, completou o gestor.

Elmano pondera que existem outras pesquisas na área de energia renovável, com o hidrogênio verde, de bioengenharia, engenharia de sistemas, e do Instituto Pasteur, da França, simultaneamente a caminho para somar ainda mais com o número de pesquisas realizadas do Estado.

O ministro da Educação, Camilo Santana, pontuou que essa aprovação de viabilidade é uma boa notícia não apenas para o Ceará, mas para o Brasil inteiro, tendo em vista que a implantação do novo campus do ITA possibilita a expansão "de sua excelência".

“Hoje foi a entrega do relatório final, que fez todo um estudo de viabilidade da implantação, de extensão do ITA no nordeste [no Ceará], e esse relatório aprova, orienta a viabilidade desses cursos, da implantação do ITA, com seus cursos inovadores e com novos cursos que serão implementados. Esse é mais um passo importante para o ITA que é um orgulho de todos nós brasileiros, um dos cursos mais conceituados do mundo pela sua excelência, não só da graduação, mas da pós-graduação, da pesquisa, da inovação que o País tem”, ressaltou Santana.

Objetivo do Governo Federal é levar o ITA para o Norte-Nordeste

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, enfatizou que levar o novo campus ao povo do Nordeste-Norte brasileiro é um objetivo do Governo Federal.

“Hoje estamos dando mais um passo para consolidar um grande projeto, um grande sonho do governo Lula. Recebemos das mãos da comissão que preparou esse relatório que diz da possibilidade de se executar esse projeto. Estamos muito felizes! Está de parabéns o Ceará, está de parabéns o Nordeste brasileiro, e podemos dizer que o Brasil também”, disse o ministro.

Conforme os políticos, a escolha do Ceará para sediar o novo campus não foi por acaso, tendo em vista  que o Ceará é destaque, há anos, em aprovação nos vestibulares brasileiros.

De acordo com levantamento, em 2023, cerca de 40% dos aprovados no vestibular para ingressar no instituto foram candidatos matriculados no Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ita educação ceará Brasil Nordeste implementação fortaleza MEC governo federal ministro da defesa Lula Camilo Santana Elmano de Freitas José Múcio Monteiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar