Cearenses receberão oito mil óculos especiais para observar eclipse solar

O equipamento é um óculos com filtro de luz para máscara de solda tonalidade 14, que apresenta menos riscos aos olhos

No dia 14 de outubro, acontece um eclipse anular do sol — eclipse total — com visibilidade em grande parte do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. No Ceará, será possível ver o eclipse em sua anularidade nos municípios da região Sul. Nas demais regiões, o eclipse pode ser visto parcialmente.

Para que o momento seja assistido, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Planetário Rubens Azevedo — que pertence ao Centro Dragão do Mar, distribuirão aproximadamente oito mil óculos próprios para a ocasião. A Organização Educacional Farias Brito será responsável pelo fornecimento de cinco mil óculos a serem distribuídos em Fortaleza, Sobral e no Cariri.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O professor de Física e Astronomia do Colégio Farias Brito, Heliomárzio Moreira, explica que o modelo do óculos tem filtro de luz para máscara de solda tonalidade 14, que é o menos prejudicial aos olhos — visto que as numerações 10 e 12 apresentam riscos maiores aos olhos por trazerem maior radiação aos olhos.

“Como a entrega dos óculos está sendo feita nas escolas, é necessário que um adulto acompanhe para que seja assinado o termo de responsabilidade. E só receberá o equipamento quem treinar conosco. Claro que as crianças também terão um momento de aprendizagem sobre o eclipse e como fazer a observação segura por projeção e com os óculos”, pontua o educador.

“Mas ressaltamos que somente os responsáveis recebem os óculos mediante treinamento e um termo de responsabilidade. Primamos pela saúde das crianças e a orientação máxima é: jamais olhar para o sol sem o equipamento adequado”, reforça.

No Cariri, a entrega de parte dos óculos teve início na última quinta-feira, 28, e na sexta-feira, 29, durante a solenidade de abertura da Jornada de Astrofísica que foi realizada no campus do Instituto Federal do Ceará em Juazeiro do Norte. O restante dos equipamentos deve ser entregue até o dia 11 de outubro em outros eventos organizados pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eclipse anular do sol cariri fenômenos astronômicos eclipses eclipse solar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar