Beberibe e Fortim registram mais de 8 km de cabos furtados em uma semana

As cidades do litoral leste registraram os furtos entre os dias 17 e 23 de fevereiro, resultado em 8,6 de km de fios furtados.

Em uma semana, a Enel Distribuição Ceará registrou dez ocorrências de furto de fios elétricos no litoral leste do Estado. Os registros foram feitos nas cidades de Beberibe e Fortim, entre os dias 17 e a madrugada do dia 23.

Segundo informações da Enel, foram furtados 8,6 quilômetros de cabos, ações que resultaram em avarias de dez postes de energia elétrica. Os equipamentos foram severamente danificados precisando de reparo dos técnicos da empresa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os casos mais recentes foram registrados na madrugada do dia 23, quando 2,6 quilômetros de cabos foram furtados e um poste de energia danificado. As ações foram registradas nos dois municípios e equipes especializadas da Enel foram deslocadas para realizar o reparo e normalizar o fornecimento à população em ambas as localidades.

Ainda conforme a companhia, uma das ações criminosas resultou na falta de energia em todo município de Fortim. Sendo furtado 2 quilômetros de cabos de média tensão e cinco postes de energia danificados.

Neste ano de 2024 já foram furtados 32 quilômetros de cabos no estado, além de postes danificados como consequência das ações dos criminosos. Segundo Marcelo Gomes, responsável de Operação e Manutenção da Enel Ceará, quando há o registro do furto de cabo, a companhia realiza transferências de carga de energia para região afetada, onde também são enviadas equipes a fim restabelecer o fornecimento.

Marcelo tem observado que além do furtos de cabos, nessas ações criminosas “outros equipamentos da rede também estão sendo severamente danificados, como postes, transformadores” demandando mais tempo para restabelecimento do serviço. Ainda segundo ele, a companhia tem registrado a maior incidência de furtos em cidades do litoral do Estado.

Em informações repassados pela Secretaria de Segurança do Estado (SSPDS), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), investiga as ocorrências registradas no município de Fortim, estando a Delegacia Municipal de Fortim a frente das investigações. As informações preliminares dos furtos foram levantadas mediante o registro dos boletins de ocorrências.

Em relação à situação da cidade de Beberibe, a SSPDS informa que as Forças de Segurança realizaram a prisão em flagrante de três pessoas desde o início de 2024. Em janeiro foi preso com fios de cobre um homem de 39 anos que já tinha antecedentes criminais.

Neste mês de fevereiro, dois homens de 28 anos foram presos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), com os suspeitos foram apreendidos duas balaclavas, luvas, capacetes, alicates, aparelhos celulares e rolos de fio de cobre. A Polícia Civil ressalta que vem investigando ambos os casos.

Ações de Combate

Em nota, a Enel diz que, com o apoio dos órgãos de segurança do Estado, tem intensificado as ações de investigação, realizando inspeções e visitas em sucatas em todo Ceará.

Como resultados dessas ações a companhia relata um aumento de 150% no número de prisões entre 2022 e 2023. Em 2023, foram realizadas 22 prisões por furto ou receptação de material furtado. Em 2024, até agora, foram realizadas 13 prisões.

Com objetivo de diminuir o número de furtos, a Enel tem substituído a fiação de cobre por outra de alumínio, material considerado mais barato no mercado, na tentativa de desestimular ações de furto.

Furtos em 2023

Em todo Ceará, mais de 237 quilômetros de cabos da Enel foram furtados em 2023. Isso equivale à distância entre Fortaleza e Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. Em nota, a Enel alerta para os “riscos para quem comete este tipo de crime” , salientando também que “o furto de cabos da rede elétrica prejudica toda a população, porque afeta diretamente o fornecimento de energia”.

Os municípios cearenses mais afetados pelo pelo furto da fiação elétrica em 2023 foram, Cascavel, Trairi, Fortaleza, Cruz e Icapuí, todos na área litorânea do Estado. O maior volume de furtos foi registrado entre os meses de setembro e dezembro. (Colaborou: Gabriel Damasceno/Especial para O POVO)

Denuncie

A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia de Fortim: (88) 3413-1578
Delegacia de Beberibe: (85) 3338-2590

A população pode realizar denúncia à Enel Ceará pelo telefone 3453-4060 ou também pelo WhatsApp (85) 99993-9526. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceara furto Beberibe Fortim

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar