Segunda de Carnaval começa com banho de mar em Morro Branco

Foliões aproveitam para irem a praia de Morro Branco, em Beberibe, na manhã desta segunda-feira, 12, de Carnaval

A manhã desta segunda-feira, 12, de Carnaval em Morro Branco, no município de Beberibe, foi de recarregar as baterias, ou curtir em família nas barracas de praia ou no banho de mar.

Nas poucas barracas que colocaram som ambiente, predominam as tradicionais marchinhas. Algumas famílias levaram pequenos aparelhos de som, onde se pode ouvir do forró eletrônico à onipresente Ivete Sangalo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os tradicionais paredões que marcaram a folia nos anos 1990 e anos 2000, no pós-pandemia, ainda existem, mas agora em local e horário determinado, sempre das 16h às 20h, em um espaço chamado Arena Paredão, onde também acontece o não menos tradicional mela-mela.

Os participantes têm de fazer um cadastro prévio junto à Prefeitura. O mesmo ocorre nos distritos de Parajuru, Sucatinga e Paripueira.

Já na sede do município, a programação começa às 22h e tem como atração principal do dia, o Forrozão Tropykália. Amanhã, terça-feira, 13, é a vez da cantora Mari Fenandes.

Carnaval mudou de perfil nos últimos três anos, diz dono de barraca em Beberibe

Sandro Régis é proprietário de uma barraca de praia em Morro Branco, no município de Beberibe, há 39 anos. Ele conta que o Carnaval passou por grandes transformações ao longo das últimas quatro décadas. A principal dela ocorreu no pós-pandemia. Quando os festejos carnavalescos retornaram a Prefeitura reservou espaços específicos para os tradicionais paredões.

 

"O Carnaval está um pouco atípico porque não tem som durante o dia. As pessoas perguntam: - Cadê o som? Cadê aquele frevo do carnaval? De três anos para cá, o que existe é um local chanado Arena Paredão, que começa às 4h da tarde e vai até às 8h da noite e depois tem a festa na praça à noite. Mas aquele clima carnavalesco que normalmente tinha nas praias e nas cidades interioranas", relembra.

Com a limitação dos paredões, no entanto, as famílias passaram a frequentar mais as barracas. "O nosso Carnaval é mais família com muita gente vinda das cidades vizinhas, que visitam o nosso município. Nós temos uma frequência muito grande do pessoal de Fortaleza e do pessoal da região do Cariri, que frequenta bastante a nossa região", cita.

Opção tranquila

Seja quem resolveu fazer um bate e volta no município de Beberibe ou quem tem casa em Morro Branco aproveitou o clima mais tranquilo à beira-mar para curtir com a família.

Esse foi o caso do empresário, Rafael Lima, de 39 anos. "Temos casa aqui, então sempre estamos aqui em feriados como o Carnaval. É uma opção mais tranquilo. Esse ano está bem tranquilo, pelo menos, quando a gente compara com os outros anos", avalia.

Já o comerciante Paulo Sérgio Brito, 44 anos, trouxe a própria família de Fortaleza e convidou o amigo de Juazeiro do Norte, Eduardo Vitorino, 42 anos, para passar o feriado na praia. "O Carnaval está muito bom, muito tranquilo e a gente sente uma segurança melhor, na comparação com outras vezes que viemos. A gente trouxe um sonzinho para continuar na folia, ouvindo do forrozinho à músicas carnavalesca", disse Paulo. "Chegamos sábado e só vamos voltar para casa na Quarta-feira de Cinzas", arremata Eduardo.

Também vinda de Fortaleza, a assistente administrativa Carolina Eloy, de 37 anos, veio ao Morro Branco com um grupo de amigos. "A gente escolheu vir porque é muito mais tranquilo, mais confortável, mais agradável que comparado à Capital. Isso aqui é muito melhor, mais humanizado, o mar é lindo, limpo e também é tranquilo", exalta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Carnaval Carnaval 2024 Beberibe praia morro branco recarregar energias

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar