Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Barbalha passa a disponibilizar marcação de consultas e exames nas unidades básicas de saúde

Exames como ultrassom e de sangue já estão sendo agendados nas unidades básicas de saúde da região Metropolitana do Cariri

Desde a última segunda-feira, 10, a população de Barbalha, no Cariri cearense, pode solicitar marcações de exames e consultas em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O principal objetivo é o fácil acesso e a praticidade do atendimento próximo de casa, não sendo necessário o deslocamento dos pacientes até a pasta municipal.

A titular da Secretaria de Saúde de Barbalha, Sheyla Martins, reiterou quais exames e consultas podem ser agendados dentro das unidades básicas. Dentre eles, a marcação de ultrassom e os exames de sangue. “Todos os exames estão feitos lá, apenas os exames especializados como ressonância, cintilografia e tomografia ainda estão sendo agendados na sede da secretaria”, explicou em entrevista à jornalista Nildênia Damasceno, da rádio CBN Cariri, nessa segunda, 18.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sheyla explicou ainda que para o cidadão ser atendido na unidade mais próxima de sua casa, ele precisa ter a solicitação médica ou de enfermagem, além de apresentar na UBS documento pessoais como RG, CPF e comprovante de residência, além do Cartão SUS.

"Os exames e consultas eletivas são aqueles que podem demorar mais um pouco, e os exames e consultas de urgência a gente procura atender em até 30 dias, no entanto, atendemos de acordo com a situação e necessidade clínica de cada um”, disse. 

A secretária de Saúde ainda citou que a demanda da população com síndromes respiratórias está grande devido ao cenário de pandemia que estamos vivendo e à epidenia de gripe que está acontecendo em todo o Estado, mas, mesmo assim, já foram iniciados os agendamentos em todas as UBS da região da forma mais oportuna e ágil.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar