Ceará tem a 2ª maior média de alunos por turma no ensino médio do Brasil

Ceará tem a 2ª maior média de alunos por turma no ensino médio do Brasil

Cada sala do ensino médio público cearense possui, em média, 36,5 estudantes; número é maior que o da rede privada, que possui 28 alunos por classe
Atualizado às Autor Kleber Carvalho Tipo Notícia

A quantidade de alunos dentro das salas de ensino médio das escolas públicas do Ceará é a segunda maior do Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira, 3, apontam que cada turma possui em média 36,5 estudantes, índice menor apenas que o de Alagoas, que aloca 37,1 discentes por classe.

O número é consideravelmente maior do que o da rede particular, por exemplo, que têm em média 28 alunos por sala.

LEIA TAMBÉM | Justiça determina que Eusébio contrate psicólogos e assistentes sociais para escolas

O levantamento foi divulgado pelo IBGE como parte da pesquisa "Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2025" e utiliza informações coletadas no Censo da Educação Básica 2024.

Nos anos finais do ensino fundamental, cada sala tem em média 26,6 alunos, dez a menos que no ensino médio. Já na pré-escola, a média é de 18,3 alunos por turma e, nos primeiros anos do ensino fundamental, o número é de 22.

O professor do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Educação, Eneas Arrais Neto, aponta que os números em si não são o elemento fundamental da questão: "A diferença entre os estados não é tão grande, o que mostra que eles estão em um patamar razoavelmente equilibrado. O que eu acho mais interessante é entender alguns elementos do processo que nosso Estado vive".

Um dos pontos considera o rendimento positivo da escola pública no Ceará, e um processo de migração de estudantes da rede privada para o ensino público. 

"Hoje, no estado do Ceará, a escola pública é muito melhor do que a escola privada. No geral, tirando-se aqui três ou quatro grandes redes de elite da Capital, em todos os municípios do interior a escola pública é melhor do que as escolas privadas", relata Eneas. 

A necessidade se apresenta na expansão da escola pública no Brasil, de forma a suprir a carência de vagas nas instituições de ensino.

"Nesse sentido, com uma locação além dos outros estados, os dados mostram que aqui (no Ceará) os estudantes estão indo pra escola, que eles estão preferindo a escola pública à privada e que ainda é necessário nós expandirmos a rede pública estadual", completa.

Ceará é o estado do Nordeste em que se passa mais tempo na Escola

A vida escolar dos cearenses dura, em média, 11,7 anos, de acordo com os dados do IBGE. O índice é o maior dentre todos os estados do Nordeste, 0,2 anos a mais que o segundo colocado, Piauí, com 11,5.

O número é puxado pela alta presença dos cearenses em idade escolar nas instituições de ensino. As faixas etárias de 4 a 5 anos, 6 a 10 anos, 11 a 14 anos, 6 a 14 anos e 15 a 17 anos, estão 90% na escola.

Em contrapartida, esse número cai a partir da faixa entre 18 e 24 anos de idade. No Ceará, apenas 27,6% do grupo está nos ensinos básico ou superior, número menor que a média do Nordeste, que supera os 30%

Todas as outras fases citadas estiveram igual ou acima da média regional, assim como a faixa etária a partir dos 25 anos. Apenas o grupo de 11 a 14 anos ficou 0,1% abaixo.

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar