Inscrições CNH Popular: inscrições para 35 mil vagas começam; veja públicos e requisitos
25 mil são para ampla concorrência, três mil vagas são para estudantes universitários, 150 vagas para pessoas surdas, 500 para povos indígenas, 500 para povos quilombolas e 500 para motoristas que querem mudar da categoria "B" para a "D"
As inscrições para o programa Carteira Nacional de Habilitação Popular, o CNH Popular, começam nesta quinta-feira, 6. As inscrições podem ser feitas pelo site do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran).
Entre as 35 mil vagas anunciadas pelo governador Elmano de Freitas (PT), 25 mil são para ampla concorrência, três mil vagas são para estudantes universitários, 150 vagas para pessoas surdas, 500 para povos indígenas, 500 para povos quilombolas e 500 para motoristas que querem mudar da categoria "B" para a "D".
De acordo com o superintendente do Detran, Waldemir Catanho, além de precisar estar inserido no CadÚnico, o beneficiário deverá apresentar:
Universitário: comprovação de matrícula em instituição de ensino superior
Surdos: laudo médico
Indígenas: comprovação da associação indígena
Quilombola: comprovação da associação quilombola
D: ter pelo menos dois anos de categoria "B" e não ter nenhuma infração grave
LEIA TAMBÉM | Brasil avança quatro posições em ranking de competitividade digital
Os interessados devem acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), clicar na aba "habilitação", em seguida em "CNH Popular" e preencher as informações solicitadas.
Desde a criação, em 2009, o programa beneficiou mais de 180 mil cearenses. O número de vagas desse ano deverá ser informado pelo governador Elmano de Freitas em live nas redes sociais na manhã desta quinta.
A abertura das vagas acontece um dia após o governo enviar mensagem para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) propondo a inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica no programa.
No início de outubro, o CNH Popular também foi ampliado para estudantes de graduação e ensino técnino, que terão três mil vagas na nova edição.
O serviço oferece habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) para maiores de 18 anos que possuírem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.