Nova Identidade Nacional foi emitida por mais de 1,4 milhão de cearenses
Novo modelo unifica identificação com base no CPF e traz vantagens como maior segurança e possibilidade de uso como documento de viagem
O Ceará registrou a emissão de 1,44 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), o que equivale a 15,68% da população do Estado. O novo documento é válido para todos os brasileiros, unificando a identificação em todo o País através do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), diferente do modelo anterior, onde o Registro Geral (RG) variava entre os estados.
No Ceará, foram emitidas 804,5 mil identidades para pessoas do sexo feminino (55,58%) e 643 mil para o sexo masculino (44,42%). Em todo o Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram o novo documento, conforme dados consolidados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM| Brasil sai do mapa da fome após três anos
Quais as vantagens da nova CIN?
A nova identidade está disponível em formato físico ou digital. Um dos benefícios, segundo o Governo Federal, é a melhoria dos cadastros da administração pública, fundamentais para a implantação de políticas públicas. Outro diferencial é a possibilidade de inserir na CIN o número de outros documentos, como a Carteira de Motorista, a Carteira de Trabalho, entre outros.
O novo modelo também oferece mais resistência: a versão física é feita de policarbonato, material semelhante ao dos cartões de crédito, embora ainda exista a opção em papel de segurança. A CIN também segue o padrão internacional MRZ (Machine Readable Zone), utilizado em passaportes, e conta com QR Code para facilitar a autenticação e a verificação em casos de perda ou furto.
A expectativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é que, no futuro, a CIN possa substituir todos os demais documentos, sendo inclusive aceita como documento de viagem nos países do Mercosul.
LEIA MAIS| Com emissões em alta, mundo tem três anos para agir contra crise climática, aponta estudoComo solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional?
Desde outubro de 2024, a emissão da CIN no Ceará passou a ser feita pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Para solicitar o documento, é necessário agendar atendimento em um dos postos disponíveis:
Locais de atendimento:
-Casa do Cidadão: Unidades em Barbalha, Maracanaú e Fortaleza (Shopping Iguatemi e Benfica)
-Vapt Vupt: Unidades em diversos municípios cearenses
-Postos avançados: Localizados em cidades como Aracati, Crato, Sobral, entre outras
Documentos necessários e validade
No dia do atendimento, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos originais:
-CPF regularizado na Receita Federal
-Certidão de nascimento (para solteiros) ou de casamento (para casados, separados, divorciados ou viúvos)
-Comprovante de endereço
A primeira via da CIN é gratuita para todos. Já a segunda via tem o custo de R$72,35.
A validade do documento varia conforme a idade:
-0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos
-12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos
-Maiores de 60 anos: validade indeterminada