Nova Identidade Nacional foi emitida por mais de 1,4 milhão de cearenses

Nova Identidade Nacional foi emitida por mais de 1,4 milhão de cearenses

Novo modelo unifica identificação com base no CPF e traz vantagens como maior segurança e possibilidade de uso como documento de viagem

O Ceará registrou a emissão de 1,44 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), o que equivale a 15,68% da população do Estado. O novo documento é válido para todos os brasileiros, unificando a identificação em todo o País através do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), diferente do modelo anterior, onde o Registro Geral (RG) variava entre os estados.

No Ceará, foram emitidas 804,5 mil identidades para pessoas do sexo feminino (55,58%) e 643 mil para o sexo masculino (44,42%). Em todo o Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram o novo documento, conforme dados consolidados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA TAMBÉM| Brasil sai do mapa da fome após três anos

Quais as vantagens da nova CIN?

A nova identidade está disponível em formato físico ou digital. Um dos benefícios, segundo o Governo Federal, é a melhoria dos cadastros da administração pública, fundamentais para a implantação de políticas públicas. Outro diferencial é a possibilidade de inserir na CIN o número de outros documentos, como a Carteira de Motorista, a Carteira de Trabalho, entre outros.

O novo modelo também oferece mais resistência: a versão física é feita de policarbonato, material semelhante ao dos cartões de crédito, embora ainda exista a opção em papel de segurança. A CIN também segue o padrão internacional MRZ (Machine Readable Zone), utilizado em passaportes, e conta com QR Code para facilitar a autenticação e a verificação em casos de perda ou furto.

A expectativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é que, no futuro, a CIN possa substituir todos os demais documentos, sendo inclusive aceita como documento de viagem nos países do Mercosul.

LEIA MAIS| Com emissões em alta, mundo tem três anos para agir contra crise climática, aponta estudoComo solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional?

Desde outubro de 2024, a emissão da CIN no Ceará passou a ser feita pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Para solicitar o documento, é necessário agendar atendimento em um dos postos disponíveis:

Locais de atendimento:
-Casa do Cidadão: Unidades em Barbalha, Maracanaú e Fortaleza (Shopping Iguatemi e Benfica)
-Vapt Vupt: Unidades em diversos municípios cearenses
-Postos avançados: Localizados em cidades como Aracati, Crato, Sobral, entre outras

Documentos necessários e validade

No dia do atendimento, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos originais:
-CPF regularizado na Receita Federal
-Certidão de nascimento (para solteiros) ou de casamento (para casados, separados, divorciados ou viúvos)
-Comprovante de endereço

A primeira via da CIN é gratuita para todos. Já a segunda via tem o custo de R$72,35.

A validade do documento varia conforme a idade:
-0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos
-12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos
-Maiores de 60 anos: validade indeterminada

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar