Após 25 anos, acusados por morte de trabalhador Sem Terra vão a julgamento no Ceará

Após 25 anos, acusados por morte de trabalhador Sem Terra vão a julgamento no Ceará

Aldenir de Mesquita foi morto em uma emboscada na antiga Fazenda Serrote, em 2000; julgamento ocorre nesta quarta-feira, 16

Os acusados pelo assassinato de Aldenir de Mesquita, de 28 anos, serão julgados nesta quarta-feira, 16, na Vara Única da Comarca de Ocara, no interior do Ceará. O crime ocorreu há mais de duas décadas, em junho de 2000, durante uma emboscada na antiga Fazenda Serrote, área ocupada por trabalhadores rurais Sem Terra.

Na ocasião, Aldenir — conhecido como Denir — morreu no local após ser baleado, e outras oito pessoas ficaram feridas: duas crianças, duas mulheres e quatro homens. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA MAIS | Cinco pessoas são presas em operação que mira grupo criminoso na Caucaia

Investigação apontou mandante do crime

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), três homens armados atacaram o acampamento na tentativa de expulsar famílias da área. Investigações apontam que a ação foi encomendada por uma fazendeira, Jacinta Abreu de Souza, então com 78 anos, presa em flagrante à época. Ela foi acusada de contratar pistoleiros para atacar os acampados.

Em depoimento à polícia, Jacinta — que já é falecida — afirmou que havia contratado os homens para “fazer a segurança do prédio”, mas negou ter ordenado os disparos contra os trabalhadores.

O julgamento ocorre no mês em que o crime completa 25 anos. O MST pretende realizar uma mobilização em frente ao fórum de Ocara para acompanhar o processo e reforçar o pedido de justiça. Para o movimento, “o caso não se trata de um episódio isolado, mas de uma expressão recorrente da violência no campo brasileiro, marcada por grilagem, pistolagem e omissão do Estado”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar