Audiência pública vai debater transferência do Hospital José Martiniano de Alencar para PM

O encontro debaterá a mudança no perfil de atendimento da unidade hospitalar, localizada no Centro de Fortaleza

12:33 | Abr. 25, 2025

Por: Isabella Pascoal
Hospital José Martiniano de Alencar, no Centro, conta com Centro de Atenção à Saúde do Homem (Cash) (foto: Diana Vasconcelos / Gov.CE)

Uma audiência pública será promovida nesta segunda-feira, 28, pelo Ministério Público do Estado do Ceará para debater a proposta de transferência do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, no Centro de Fortaleza, para a gestão da Polícia Militar do Ceará. 

O encontro acontecerá no Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça com a condução da promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa.

LEIA MAIS | Elmano reforça que pacientes não terão prejuízo com reabertura do Hospital da Polícia Militar

A mudança sofreu com críticas desde o seu anúncio, em julho de 2024, quando pacientes e funcionários do hospital manifestaram-se contra a decisão, afirmando que sobrecarregaria a rede hospitalar do Estado com as transferências.

O MP do Ceará e o Ministério Público Federal (MPF) afirmaram que a mudança só ocorrerá com a comprovação de que não haverá qualquer prejuízo para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria de Estado de Saúde do Ceará (Sesa) também reforçou que a nova iniciativa será focada no atendimento especializado aos militares, sobretudo em questões de emergência, e que todos os atuais 80 leitos da unidade continuarão para atendimento da população em geral.

LEIA MAIS |Elmano anuncia 60 novos leitos de ortopedia durante visita ao Hospital Universitário

Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar foi fundado em 1939 com o nome Hospital Central da Polícia Militar do Ceará. Foi rebatizado e incorporado à Sesa em 2011, durante o governo Cid Gomes (PDT).

O hospital é voltado para a população em geral, por meio do SUS, e conta com atendimentos de obstetrícia, maternidade, além de centro cirúrgico e de exames de imagem.

Audiência pública sobre proposta de transferência do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar para a Polícia Militar

  • Quando: segunda-feira, 28, às 9 horas.
  • Onde: Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça (Av. General Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba, Fortaleza).
  • Entrada: aberto ao público.
  • Transmissão: pelo Youtube do MP do Ceará.
  • Mais informações: (85) 3452-3780