Camilo anuncia projeto de distribuição de absorventes para estudantes

A distribuição deve ocorrer mensalmente e "garantir a qualidade da saúde íntima" de quase 115 mil estudantes. O projeto foi enviado à Assembleia Legislativa para contemplação nesta semana e início de vigência ainda neste mês

O governador estadual Camilo Santana (PT) assinou nesta terça-feira, 13, medida para distribuição de absorventes íntimos a estudantes de instituições estaduais dos ensinos médio e superior. A distribuição deve ocorrer mensalmente e “garantir a qualidade da saúde íntima” de quase 115 mil estudantes, conforme Camilo anunciou durante anúncio em live nas redes sociais. “Todo mês [estudantes] receberão o quantitativo de absorventes para garantir a higiene pessoal”, explicou.

A gestão estadual encaminhou o projeto à Assembleia Legislativa (AL) em caráter de urgência, para contemplação nesta semana e início de vigência ainda neste mês. “Vai ser mais uma política de fortalecimento, de dignidade e de direitos humanos para essas estudantes”, disse Camilo. Ao lado dele, estavam a vice-governadora Izolda Cela, a primeira-dama Onélia Santana, e a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Campanha arrecada produtos de higiene para mulheres em situação de rua

Para a vice-governadora, a ausência dos absorventes no cotidiano de estudantes “representa uma barreira” para a permanência estudantil. “Com frequência [essa ausência dos absorventes] é causada pela falta de possibilidade de adquirir. Não é uma coisa tão baratinha para o orçamento de tantas famílias”, argumentou Izolda. “É importante que a gente possa garantir essas ações para que as pessoas não tenham prejuízos em função de uma impossibilidade, de uma desvantagem econômica”, finalizou.

“Eu acho que é um zelo, acho que é uma política de olhar para a estudante com um olhar sensível”, acrescentou a primeira-dama. “Nós identificamos através de vários estudos e indicadores de desistências escolares por falta de condições de ir até à escola por não ter absorvente. Além da higiene, [a medida influencia] também [em] um risco menor de adoecimento”, disse Onélia. Segundo ela, pessoas que necessitam dos absorventes priorizam, muitas vezes, sua própria alimentação em detrimento da saúde íntima.

LEIA MAIS | Mulheres substituem absorventes por panos e fraldas durante crise no Líbano

A secretária de Educação destacou a existência de casos de desistência, evasão escolar e constrangimento devido à dificuldade de acesso aos cuidados íntimos. “As nossas estudantes não vão mais precisar passar por esse constrangimento. Educação tem sido prioridade. Tudo que nós estamos investindo é [para] educar e cuidar dos estudantes”, afirmou Eliana.

No início da live, Camilo relembrou outras políticas de educação do Estado, como a distribuição de tablets para estudantes durante os três anos do ensino médio e de notebooks e outros equipamentos eletrônicos para professores. Sobre a nova política, o governador pontuou: “É uma ação que eu considero fundamental neste momento, para que a gente possa garantir direitos e reduzir as desigualdades e cuidar bem das pessoas”.

— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) 13 de julho de 2021

Pobreza menstrual

A pobreza menstrual é um problema que afeta milhares de pessoas no mundo todo. A higiene menstrual está diretamente relacionada à garantia da dignidade humana, pois a menstruação é um processo fisiológico natural e que indica saúde no funcionamento do corpo. Em 28 de maio último foi celebrado o Dia Internacional da Higiene Menstrual, data importante para a causa.

A garantia das condições adequadas para toda pessoa que menstrua é reconhecida como uma questão de saúde pública e de direitos humanos desde 2014 pela a Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar disso, 1,5 milhão de brasileiras vivem em residências sem banheiro, e 17% das meninas de até 19 anos não têm acesso à rede geral de distribuição de água, segundo o relatório “O saneamento e a vida da mulher brasileira”, realizado pela BRK Ambiental e publicado em 2018.

LEIA MAIS | Projetos cearenses buscam reduzir os impactos da pobreza menstrual no Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

distribuição absorventes estudantes ceará política saúde íntima ceará pobreza menstrual estudantes ceará governo estadual ceará benefício distribuição absorventes estudantes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar