RS: incêndio atinge escola a 600 metros de onde era a boate Kiss

RS: incêndio atinge escola a 600 metros de onde era a boate Kiss

Ninguém estava no local e não houve feridos, confirmaram a instituição e a Prefeitura de Santa Maria. Causas do incêndio e extensão dos danos são apuradas
Atualizado às Autor Mateus Brisa Tipo Notícia

Um incêndio atingiu o colégio Marista em Santa Maria, município no interior do Rio Grande do Sul, na noite dessa sexta-feira, 26. O Corpo de Bombeiros local foi acionado por volta de 19h30min, e as chamas foram controladas por volta de 22h30min. Informações são do G1 Rio Grande do Sul.

Após o controle do fogo, os bombeiros permaneceram na região para o trabalho de rescaldo e controle de reignição. Em nota, a instituição de ensino relatou que ninguém estava no local quando o incêndio ocorreu e não houve feridos. Causas do incêndio e extensão dos danos são apuradas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram necessários três guarnições e três caminhões auto bomba tanque para o controle do incêndio. Um caminhão-pipa também foi enviado Defesa Civil municipal. A área foi isolada, restringindo o acesso ao prédio, enquanto agentes de trânsito atuaram no entorno.

Ainda conforme o G1 Rio Grande do Sul, moradores das redondezas precisaram sair de casa devido à fumaça. “Eu tinha saído para jogar o lixo fora e comecei a ver muita fumaça”, contou Maria Luiza Dias.

“Comecei a avisar os vizinhos para todo mundo sair. Era uma fumaça muito escura, muita fagulha, foi muito rápido”, disse a moradora.

Colégio estava em recesso

O colégio Marista estava em recesso de férias há nove dias antes do incêndio atingir o prédio da instituição, que tem mais de 210 anos e é uma das mais antigas de Santa Maria. Na manhã deste sábado, 27, autoridades compareceram ao local para realizar vistoria e apontar o início do incidente.

Localizada na rua Floriano Peixoto, no bairro Centro, a escola está a cerca de 600 metros de onde era a boate Kiss, que pegou fogo e deixou 242 mortos em 2013, em um dos incêndios mais emblemáticos do País.

O que dizem as partes?

Tanto o colégio Marista quanto a Prefeitura de Santa Maria se manifestaram sobre o incêndio. Confira as notas na íntegra a seguir:

Nota do colégio Marista

O Colégio informa que, na noite desta sexta-feira (26), ocorreu um incêndio em um dos prédios da unidade. A ação do Corpo de Bombeiros foi imediata, seguindo todos os protocolos de segurança. O local estava vazio no momento do incidente, e não houve feridos.

As causas do incêndio e a extensão dos danos estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. A instituição reforça que a segurança de estudantes, famílias e colaboradores é nossa prioridade absoluta. Todas as medidas necessárias foram tomadas prontamente, e seguiremos colaborando com as autoridades.

Estamos em constante diálogo com nossa comunidade escolar e seguiremos informando sobre novos desdobramentos.

Nota da Prefeitura de Santa Maria

Comunicado

A Prefeitura de Santa Maria manifesta sua solidariedade à comunidade escolar do Colégio Marista Santa Maria, atingido por um incêndio nesta sexta-feira (26). Desde o primeiro instante, as equipes do Município estiveram presentes no local, acompanhando a ocorrência e prestando todo o apoio necessário.

O prefeito Rodrigo Decimo acompanhou a situação desde o início, mantendo contato direto com as forças de resposta e determinando a mobilização imediata das estruturas municipais. A Defesa Civil do Município atuou com o envio de caminhão-pipa para auxiliar no combate às chamas e na segurança da área. O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Cios) monitorou a situação desde o começo. Agentes de trânsito fizeram a sinalização e a organização do tráfego no entorno, garantindo a proteção de pedestres e motoristas, bem como o serviço do Corpo de Bombeiros. O secretário adjunto de Ordem e Segurança Pública, Sandro Nunes, esteve no local, coordenando as ações integradas.

A Prefeitura agradece ao Corpo de Bombeiros pelo pronto-atendimento e profissionalismo, bem como aos voluntários que colaboraram solidariamente durante a ocorrência.

Conforme as equipes de socorros e segurança, não houve feridos. A secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, colocou a estrutura do Estado à disposição da Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Santa Maria reforça sua solidariedade aos irmãos maristas e à comunidade escolar. Seguimos à disposição para apoiar no que for necessário e reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar